Um pouquinho do Xingú no Ceará

A professora Kalu entre as crianças Yawalapiti. Foto: Acervo pessoal

Ao longo dos tempos muitos historiadores estudaram a cultura indígena, mas nada se compara à experiência de passar alguns dias vivendo em uma aldeia indígena. Essa experiência será contada pela professora Carmem Lucia Chaves, a Kalú, e a mestre Renata Gauche, no Papo Debate, nessa quinta-feira, dia 20, às 9h15, no auditório A4.

A professora Kalú, foi ao Xingú para auxiliar o fotógrafo Renato Soares, especialista em retratar os povos indígenas, que está produzindo fotos para o seu livro. Mas o que realmente a professora irá nós contar são suas experiências com uma cultura tão diferente, que mesmo sendo constantemente influenciada por outras culturas, consegue se manter fiel a sua própria origem. Assim como a professora Kalú, a mestre em comunicação e semiótica, Renata Gauche, também viveu esse aprendizado de passar algum tempo no Xingú.

Renata foi como assistente de coordenação da Organização não governamental (ONG) Catitu, que tem como objetivo oferecer uma nova maneira de expressar a cultura indígena, e fortalece-la, por meio das novas tecnologias. Esse novo conhecimento proporcionou à pesquisadora momentos únicos, como na noite em que não tinha lua no céu, e ela pôde ver a Via Láctea e todas as constelações. Ou ainda, no dia em que ela foi jantar com o líder indígena e ele veio com suas duas mulheres e seus muitos filhos. Essas são só algumas das muitas curiosidades que a Renata e a Kalú irão nós trazer na quinta-feira.

Para quem não conhece, o Xingú é um rio que nasce no norte do estado de Mato Grosso e deságua perto da foz do rio Amazonas. Toda a região próxima a esse rio é também conhecida por Xingú e lá se encontra o Parque Indígena do Xingu, a primeira terra indigena aprovada pelo governo federal. Lá vivem 5 500 índios de 14 etnias diferentes.

Texto: Thais Moreira

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s