[Ciberativismo em alta] Universitário usa Facebook para ajudar Hemoce

Renato Silva comemorando seu aniversário no Hemoce. Foto: Hemoce Oficial

A nova moda nas redes sociais é mostrar ser politicamente correto, compartilhar pedidos para que os amigos assinarem em abaixo-assinados para causas importantes, como o da Avaaz com o objetivo de mostrar que os brasileiros querem a proteção da Amazônia, ou mesmo publicar na sua timeline o último roubo de algum político corrupto. Querendo ou não muitos dos alertas ou pedidos ficam na passividade.

Renato Silva, estudante universitário, resolveu sair da timeline, ao mesmo tempo usando a internet a seu favor. Um evento no Facebook convidou seus amigos para comemorar seu aniversário, dia 20 de setembro, de uma forma diferente, sendo o presente doações de sangue ao Centro e Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), cujo estoque de bolsas está com 344 reservatórios a menos que o necessário, segundo o Diário do Nordeste.

A campanha começou com apenas 400 amigos na rede social, mas logo se espalhou pela internet, e 164 confirmaram presença, segundo Renato muitas dessas pessoas ele não conhece. “Inicialmente, eu pensava que ia conseguir levar só umas dez pessoas, mas aí criei o evento no Facebook, as pessoas foram compartilhando e a campanha foi crescendo”, disse.

Esse é um exemplo de que iniciativas que começam pela internet podem ter bons frutos, mas quantas dessas pessoas que confirmaram comparecer a doação de sangue, vai realmente doar? Curtir ou Agir? Esse assunto será discutido no Ciberdabate no dia 25 de setembro, às 8 horas, no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza.

Depois da realização do evento, conversamos com Renato, em que findou sua boa-ação: “A campanha do aniversário solidário superou as minhas expectativas, apesar de menos de 10% das pessoas que confirmaram pelo Face terem comparecido. Superou do ponto de vista da divulgação, quando atingimos quase 9 mil convidados pelo Facebook. A minha intenção era justamente chamar a atenção das pessoas para a necessidade do Hemoce, na tentativa de conscientizar a importância da doação e ajudar a derrubar alguns mitos e medos. Só que eu pensava que isso iria acontecer apenas com os meus amigos, mas, graças a Deus, conseguimos atingir outras pessoas. Fiquei muito feliz com todos esses presentes. Isso trouxe paz ao meu coração de saber que vidas estavam recebendo algo tão precioso, que traz vida e saúde pra elas.”

Ciberdabe – Vai curtir ou vai agir?
Dia 25 de setembro, às 8:00h,
no Teatro Celina Queiroz na Unifor

Hemoce
Avenida José Bastos, 3390
Rodolfo Teófilo  Tel:(85) 3101-2296

Texto: Bárbara Guerra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s