Estudantes da Unifor vencem Prêmio Gandhi de Comunicação

Professor Alejandro Sepúlveda, que representou as ganhadoras na categoria Mídia Impressa. Foto: Agencia da Boa Noticia

As estudantes Maria Falcão e Geovana Rodrigues, do curso de jornalismo da Unifor, venceram ontem, 27, o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria mídia impressa. A premiação individual para estudantes universitários foi de R$ 2.500,00. Idealizada pela Agência da Boa Notícia, o evento contou com Susan Andrews, psicóloga e antropóloga norte-americana, coordenadora do Movimento FIB – Felicidade Interna Bruta, no Brasil.

A matéria intitulada ‘Invisíveis Públicos’, veiculada na revista A Ponte, do Laboratório de Jornalismo (Labjor) da Unifor, deu a Maria e Geovana a chance de se inscrever no Prêmio Gandhi 2012. “Estamos muito felizes de ter esse reconhecimento valioso da Agência da Boa Notícia. Dedicamos este prêmio a todos os moradores da Comunidade do Dendê que nos acolheram e nos ajudaram a mostrar um pouco da história deles. É uma grande honra e uma imensa felicidade!”, declarou Maria Falcão.

 Fórum Comunicação e Felicidade

Em clima de descontração e dispensando o palco para ficar mais próxima às pessoas, Susan Andrews falou sobre a importância da felicidade. Radicada no Brasil há alguns anos, advertiu: “Espero que a minha mensagem vá além da minha gramática incorreta”. E disparou: “O que faz você feliz?” Susan esbanjou simpatia ao falar sobre um nova categoria do ramo científico: a Ciência Hedônica ou Ciência da Felicidade. De acordo com ela, esse novo ramo do campo científico é caracterizado pela fórmula F (felicidade) = G (genes) + C (condições externas e internas) + A.V. (atividades volitivas). Para a Ciência Hedônica, 50% do nosso estado de humor é genético.

Para ela, o medo e a violência chamam mais a atenção do que muitas notícias construtivas. “O mundo mau e perigoso da televisão estimula a sensação de perigo, que, muitas vezes, não corresponde ao real”, alerta.

Texto: Glauber Peixoto

Um comentário em “Estudantes da Unifor vencem Prêmio Gandhi de Comunicação

  1. Una recompensa más por un gran trabajo, Alejandro. Qué estupendo para una universidad como Unifor tener a un profesional como tu. El número de la revista fue realmente fuera de serie. Un abrazo y felicidades también para los alumnos que participaron. Pablo Manyé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s