Carona Solidária ajuda estudantes da Unifor

Ônibus lotados. Carros vazios. Grande parte das pessoas indo para o mesmo destino. Quem nunca parou para se questionar a respeito do que poderia ser feito para que isso pudesse mudar? Mari Barata, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, não só pensou, como também agiu. O grupo fechado Carona Solidária Unifor, criado no Facebook pelo perfil do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, no dia 19 de agosto desse ano, e já com 3294 membros, surgiu a partir da sugestão de Mari.

Mari Barata, estudante de Arquitetura e Urbanismo, criou o grupo Caronas Unifor no Facebook.

Durante um período em que a estudante morou na Holanda, Mari utilizou formas alternativas de transporte que, segundo ela, são bastante valorizadas por lá. Desde bicicletas, rodízio de carros, até o sistema de caronas para se locomover para outros países. Quando Mari retornou à Fortaleza, sentiu uma drástica diferença, principalmente no trânsito. “Um dia, observando a quantidade de carros com apenas um ou dois passageiros a bordo (com espaço livre de sobra), resolvi criar o grupo. Meu namorado, André Mendes, que também é estudante de Arquitetura, fez a logo para o projeto”.
O projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a usarem a ‘ajuda mútua’, seja por meio de rodízios de carros, ou dando carona pra quem não possui veículo próprio – com divisão de custos ou não. O grupo já está dando muitos resultados tanto para oferta, quanto para procura. Guerreiro Neto, aluno de Engenharia de Controle e Automação, conta que se surpreendeu quando viu seu colega de faculdade no grupo. “Eu não sabia que ele morava próximo a minha casa, e agora, além de pegar carona, ainda tem a vantagem de ser com alguém conhecido, o que torna o trajeto bem mais descontraído. Futuramente, quando estiver com meu carro, com certeza darei caronas a quem precisar”.
Os próximos passos para a melhoria e incentivo do movimento já estão sendo estudados. Mari conta que o plano é criar um website para deixar o projeto organizado, com cadastro e identificação dos integrantes, com buscas rápidas, e garantindo a segurança de cada participante. “A medida que atitudes como estas são tomadas, contribuímos para um trânsito menos caótico, diminuímos tanto a emissão de poluentes no meio ambiente, quanto número de passageiros nos coletivos (no caso de caronas pra quem anda de ônibus). No final das contas, o Carona Solidária Unifor só traz benefícios para nós estudantes e, quem sabe, para outras pessoas que queiram aderir a essa ideia. Pode ser que estejamos sonhando alto demais, mas não custa nada tentar e fazer nossa parte para contribuir com um meio mais agradável de se viver”.

Para entrar, acesse https://www.facebook.com/groups/caronasunifor/

Texto: Ahynssa Thamir

Um comentário em “Carona Solidária ajuda estudantes da Unifor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s