Um primeiro voto de olho na ficha do candidato

Foto: Divulgação

No próximo domingo, 7 de outubro, 212.487 eleitores devem votar pela primeira vez para prefeito e vereador no estado do Ceará. Só em Fortaleza serão 7.078 jovens. Diante dos números, é fácil se perguntar quais critérios os novos eleitores utilizam para escolher seus representantes? Pelo partido? Por influência da família? Pela campanha?

Livia Rolim está entre os jovens que votarão pela primeira vez nessas eleições municipais.

Entrevistamos estudantes que declararam que um dos fatores mais importantes é o passado do candidato, o que esses já fizeram pela cidade e há quanto tempo estão na política.Mas o fator mais citado, além das propostas foi a importância da ficha limpa: a lei que deixa inelegível por oito anos qualquer candidato que tiver o mandato cassado,tornando os critérios eleitorais mais rigorosos. Essa é uma das preocupações da estudante de arquitetura Lívia Rolim: ‘’Acho que é importante conhecer o histórico de quem estou votando, o que foi dito sobre a integridade do candidato e se ele já fez algo de bom para a cidade. ‘’A ideologia dos candidatos também foi muito falada, pois alguns eleitores votam por se identificar com o conjunto de ideias que o candidatos apresentam,ideologia normalmente relacionada ao partido.

O que pareceu não influenciar tanto quanto se espera são as campanhas publicitárias, consideradas excessivas, repetitivas e que não passavam credibilidade, apenas apresentavam as propostas, mas que nem sempre conseguiam causar a empatia do candidato para com o eleitorado. A coordenadora do comitê juvenil de um partido, Edivania Moreira, analisa que, atualmente, os jovens não são muito interessados em política apesar de se importarem em melhorar o lugar onde vivem: ‘’Os jovens de hoje não gostam de política pois a só a relacionam à corrupção, mas por outro lado querem mudar para melhor o país, o estado, a cidade e o bairro em que vivem, estão espalhados em outros espaços como ONGs e clubes esportivos,ou seja: é difícil atraí-los para a política mas é fácil motivá-los a procurar melhorias sociais’’.

Por: Lia Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s