[Foca Nessa] Use filtro solar neste feriadão

Foto: Divulgação

A pele é o maior órgão do seu corpo. Por mais que não pensemos muito nisso, ela desempenha muitas funções. Regula a temperatura corporal e elimina os desperdícios (transpiração). Também é a principal barreira contra o meio ambiente, além ser o que mais temos a mostra no corpo. Os fatores externos, como sol, vento, poluição, afetam a nossa pele. A falta de cuidados, tornam o corpo mais vulnerável diante dos agressores.

Hoje, o Foca Nessa, vai mostrar os cuidados básicos que precisamos ter com nosso tecido epitelial. Segundo o site Como cuidar da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologistas, existe uma ordem importante de cuidados que é dividida em quatro passos.

O primeiro passo é: Limpar a Pele. Lavar o rosto com água morna, pois o uso de água quente estimula as glândulas sebáceas tornando o rosto mais oleoso e água fria gera choque térmico. Espalhe o sabonete de PH neutro sobre a pele com a ponta dos dedos, e o remova com água morna.

O segundo passo é, ainda com a pele úmida, passar o hidratante, com cuidado em relação a área dos olhos. Começando no centro do rosto aplique o hidratante para cima e para fora do rosto para dar mais firmeza á sua pele. Além de se hidratar por fora, para ter uma bela pele, é necessário se hidratar por dentro também, beber bastante líquido.

Em terceiro, vem a esfoliação que é importantíssima, pois ela ajuda a tirar as células mortas e estimula o crescimento de células novas. Umedeça o rosto com água morna e espalhe o creme esfoliante facial na área do nariz, queixo e testa. Espalhe em movimentos circulares com a ponta dos dedos e depois retire completamente o creme. Cuidado: esfoliar apenas duas vezes por semana, pois se exagerar pode matar células vivas

O último passo é proteger a pele: como diz o famoso texto de Mary Schmich, mais conhecido pela tradução de Pedro Bial: “Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: Usem o filtro solar! Os benefícios a longo prazo
do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência”. E foi mesmo, usar filtro solar não é necessário apenas quando vamos a praia, ele deve ser usado diariamente. Atenção: a pele não absorve o filtro solar imediatamente, aplique-o de 20 a 30 minutos antes de se expôr ao sol.

Essas dicas são melhores aplicadas quando se pode direcionar o tipo de hidratante, esfoliante ou protetor solar. Isso pode ser definido quando você sabe o seu tipo de pele. Quando você consegue essa informação é possível direcionar  melhor os cuidados.

Texto: Bárbara Guerra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s