Shiatsu, para fugir do estresse


O alívio para o cansaço de quem vive um ritmo acelerado, com trabalho, estudo e trânsito, pode vir do outro lado do mundo: o Shiatsu,do Japão. O procedimento foi criado entre os séculos 19 e 20 e chegou ao Brasil junto com os imigrantes japoneses. Ele tem se tornado mais comum, junto com a cultura de cura popular. O nome ”Shiatsu” quer dizer ”pressão com os dedos”, entretanto, o método terapêutico também é baseado em pressionar partes do corpo tensionadas com as mãos, cotovelos, e até joelhos.

Mais do que uma técnica de relaxamento, o Shiatsu é indicado para o tratamento de problemas físicos, insônia, depressão e até hipertensão nervosa. De acordo com o shiatsoterapeuta e acupunturista Flávio Bombonato, a maioria das pessoas procura o método como um tratamento de saúde para problemas menstruais, distúrbios do sono e até depressão, entre outros. O método se baseia em canais de energia para cada função orgânica. Quando um desses canais é entupido, o Shiatsu restabelece o equilíbrio do corpo. “Na medicina oriental não existem ‘doenças’ e sim um desequilíbrio dos canais. O Shiatsu é o próprio despertar da força de cura do equilíbrio.”

No processo são empregados os mesmos pontos da acupuntura e meridianos para normalizar o fluxo da energia vital. O Shiatsu tem uma grande aceitação popular e a procura por cursos que ensinem a praticar o método em casa tem aumentado.

Texto:  Lia Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s