[Ensaio] Exercícios físicos e reabilitação

Este slideshow necessita de JavaScript.


Nesse Ensaio vamos focar um trabalho que tem obtido resultados importantes na vida de pessoas com alguns tipos de deficiência física. São atividades, como natação e fisioterapia na água, desenvolvidas pelo professor Vicente Matias Cristino, para obter progressos de pessoas que, por algum motivo, perderam parte dos movimentos.

“Atendemos aqui pessoas paraplégicas, tetraplégicas, pessoas com sequelas de AVC – Acidente Vascular Cerebral – deficientes visuais, entre outros”, diz o professor, que trabalha em parceria com uma equipe formada por fisioterapeutas e outros profissionais da saúde. A prática de exercícios coordenados na água dá um ganho considerável para quem pratica, “além de melhorar a qualidade de vida é possível também prevenir problemas posteriores”, avalia Vicente Cristino.

As fotos foram feitas pela estudante de Publicidade e Propaganda, Juliana Ordéas, que participou de uma das atividades, na companhia do estudante de Jornalismo Tiago Lima. Para eles, foi interessante observar que a relação aluno/professor é útil nesse processo de crescimento profissional para o professor e humano e físico para o aluno.
A Universidade de Fortaleza oferece esse serviço a pessoas da comunidade que passam por todo um procedimento de avaliação clínica para poderem receber o atendimento. Às terças-feiras e quintas-feiras, ocorrem as aulas na piscina da Unifor. Segundas e quartas-feiras na piscina do NAMI – Núcleo de Atenção Média Integrada – há o atendimento a crianças e adolescentes com alguma deficiência intelectual ou motora. Vale à pena conhecer o projeto.

Texto: Tiago Lima.
Foto: Juliana Ordéas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s