Sufoco é escolher o tema da monografia

* Matéria elaborada por aluno da Oficina de Jornalismo – Ciberjornalismo.

Foto: Divulgação

O primeiro ano de faculdade é geralmente marcado pelo entusiasmo, pela ansiedade e pela vontade de conhecer mais sobre a futura profissão. Muitos estudantes entram nas universidades cheios de projetos e expectativas sobre o novo mundo que está se mostrando e, no decorrer da faculdade, adquirem novos pensamentos e ideias ao experimentarem os diferentes caminhos de estudo, o que dificulta ainda mais a importante decisão que os alunos devem fazer no último ano do curso: a escolha do tema da monografia, ou seja, o estudo que permitirá a conquista do tão sonhado diploma.

Sobre o que escrever, qual linha de raciocínio seguir, qual área da profissão focar para apresentar a pesquisa científica é o grande dilema da maioria dos alunos que estão prestes a se graduar. A estudante do 8° semestre do curso de Jornalismo, Camila Silveira, conta que a sua principal dúvida foi entre escolher um tema que pudesse permitir um estudo mais aprofundado após a graduação. “No início, eu estava preocupada em encontrar algum tema que pudesse servir para uma pós-graduação ou mestrado. Mas, depois, percebi que era mais importante estudar algo que eu realmente gastasse e tivesse interesse em estudar”, relembra a estudante.

Escrever sobre a sua área de estudo específica ou apostar em outras opções. A escolha não é fácil. Segundo a coordenadora da disciplina de TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) do curso de Comunicação, Solange Maria Morais, a maioria dos alunos sente uma grande dificuldade na hora de escolher o assunto. “Muitos alunos do jornalismo, por exemplo, ficam confusos porque se interessam por temas da publicidade e acham que estão fugindo um pouco da área em que eles estão prestes a se graduar. O que eles precisam entender é que tanto a área do Jornalismo como da Publicidade, ambas são da comunicação”.

Difícil ou não, a decisão deve ser feita e o estudo realizado nos mínimos detalhes para ter a certeza de que a nota positiva será possível e o curso concluído com muito sucesso, depois de 4 ou 5 anos de muita dedicação. A recém-formada em Fisioterapia, Êza Rafaella, lembra como foi complicado para ela escolher o tema do TCC, “eu lembro bem que todos nós da turma estávamos muito apreensivos e também ansiosos para receber as primeiras orientações. É tensa a escolha, pois queremos um tema interessante e que, ao mesmo tempo, nos dá prazer em estudar. Eu escolhi um tema novo, porque achei que seria interessante discutir algo recente e, felizmente, me apaixonei pelo tema e consegui ter o sucesso que esperava”.

O gosto pelo assunto, como vimos, pode ser a solução para que o trabalho seja realizado de forma prazerosa e eficiente. Camila Silveira conta que, depois de muitas pesquisas, finalmente ela encontrou algo que pudesse agradá-la. “Eu resolvi escolher o tema da minha monografia baseada naquilo que gosto e no que acho mais interessante. Por exemplo, se eu gosto de entretenimento então vou estudar sobre algo que tenha relação com isso. Foi assim que fiz e assim que consegui chegar à decisão final”, afirma a estudante.

Solange compartilha da mesma ideia ao dizer que o tema pode não ser perfeito, mas que é preciso gostar do assunto, pois escrever sobre o que gosta já é difícil, imagina escrever sobre o que não gosta. Além disso, a coordenadora tem outra dica que é fundamental para o sucesso na realização do estudo e no desenvolvimento do tema. “Depois de escolher o tema, é preciso que o aluno organize as ideias. A melhor forma de fazer isso é com um provável sumário do que dentro daquele tema o aluno poderá desenvolver. Isso facilita, pois depois de fazer o sumário, o aluno poderá determinar tópicos de estudos e, assim, escrever por etapas”.

Texto: Kamyla Lima

3 comentários em “Sufoco é escolher o tema da monografia

  1. Se houver interesse, podemos fazer um curso/oficina nas férias sobre o Tema da Monografia. Aliás é o aluno que escolhe o tema ou o tema que escolhe o aluno???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s