[Foca Nessa] Algumas coisas são perfeitas do início ao fim

Foto: Lidiane Almeida

“Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Tenho leucemia. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto.” Assim começa Como Viver Eternamente, primeiro livro da autora britânica Sally Nicholls.

Romance, mas também considerado auto-ajuda, a história já encanta desde a primeira página. Sam é uma criança que tem consciência da sua doença e, mesmo assim, não deixa de sonhar. Em suas visitas ao hospital, ele conhece Félix, um garoto de treze anos que tem câncer e anda numa cadeira de rodas, e os dois se tornam melhores amigos. O livro é escrito pelo próprio personagem, e é feito de listas de desejos a serem realizados, como bater um recorde mundial ou ser um adolescente comum.

Uma das “Perguntas Que Ninguém Responde”. Foto: Lidiane Almeida

Através do seu livro, “Perguntas Que Ninguém Responde”, Sam tentará descobrir respostas relacionadas à morte. Pode parecer triste, mas Como Viver Eternamente tem um ar leve e bem humorado. Os personagens sinceros, como a irmã mais nova de Sam, Bella, que fica com raiva porque ela tem que ir à escola e ele não; seu pai, que prefere evitar falar da doença do filho; e uma mãe amável, preocupada, que abandonou o emprego para cuidar da saúde de Sam.

Uma leitura que prende do início ao fim, podendo ser feita em poucas horas, fazendo o leitor chorar e rir. Em seu testamento, no final do livro, Sam escreve as coisas que ele quer que aconteçam após a sua morte. E é nesse clima que o livro faz as pessoas quererem ser mais como ele, sonhando e planejando, sem medo de que as coisas não sejam possíveis.

Texto: Lidiane Almeida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s