Representação da mulher e o machismo na mídia: E eu com isso?

Mesa de debatedoras: Letícia Abreu, Lola Aronovich, Sandra Helena e Inês Detsi (da esquerda para direita). Foto: Gabriela Nunes

Em sua quarta edição, o debate “E eu com isso?”, produzido pela disciplina de Ética e Cidadania em Jornalismo, reuniu dezenas de estudantes de diversos cursos para debater a representação da mulher na mídia, comumente exposta de forma machista. Foram quase três horas de debate, em que os convidados trocaram suas reflexões com o público sobre machismo, feminismo e movimentos sociais. O “Mulher não é mercadoria. E eu com isso?”, aconteceu nessa manhã na Unifor, com a participação de Lola Aronovich, Maria Inês Detsi e Letícia Abreu.

Para a professora Lola Aronovich, conhecida por seu blog que aborda questões feministas, “a mídia não é a única vilã. Ela reflete o senso comum, que vê na mulher apenas duas funções: decorativa e maternal.”Lola ainda exemplificou com manchetes de jornais, reportagens de web e matérias de televisão, que a mídia é machista. Como fonte principal para os exemplos de Lola, a cobertura esportiva geralmente expõe o corpo da mulher e ressalta no trabalho de grandes atletas características femininas, seja o esmalte, a beleza ou a maternidade.

A professora Inês Detsi buscou nas raízes históricas a contextualização do tema . Já a estudante Letícia Abreu, que também participou da mesa, falou de seu trabalho junto a organização feminista Mucama, que promove rodas de conversa e intervenções na cidade, para sensibilizar a sociedade para a causa feminista. Elas já organizaram, no inicio do semestre, uma marcha contra a mídia machista. Você pode conferir abaixo um vídeo desse ato feminista e, caso se interesse pelo trabalho do grupo, pode entrar em contato pelo Facebook e participar de outras ações da Mucama.

Débora Coelho, estudante de Psicologia, elogiou o debate: é importante, interessante e necessário estimular o senso crítico, é um primeiro passo.

De acordo com a professora Sandra Helena, que orienta os debates “E eu com isso?”, a turma ainda deve produzir um material escrito sobre esse tema, que será compartilhado com a comunidade.

Indicações de Inês Detsi para conhecer mais sobre esse assunto:
[O que ler]  Um é o Outro – Elisabeth Badinter
A dominação masculina – Pierre Bourdieu
[O que ver] Tempo de Espera

Texto: Lorena Cardoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s