TV Unifor é porta de entrada para o mercado de trabalho

* Matéria elaborada por aluno da Oficina de Jornalismo – Ciberjornalismo.

564456_349871901767854_500335818_nA experiência na TV Unifor tem um papel importante na formação ética, técnica e estética dos estudantes, que encontram nesse exercício uma oportunidade para desenvolver a prática profissional aliada a uma reflexão crítica sobre o fazer comunicacional. É Associada a ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária, e tem como parceiros o Canal Futura, a TV Assembleia e o Itaú Cultural, além de exibir programas de universidades parceiras e produções independentes locais e nacionais.

Suellen Sales, estagiária da TV Unifor, em gravação externa.
Suellen Sales, estagiária da TV Unifor, em gravação externa.

“A experiência de trabalhar aqui é única” diz Suellen Sales, 23, aluna do 6º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo, estagiária há 4 meses . Ela se prepara para gravar uma matéria para o programa Panorama, no Beco da Poeira, local onde se compra diversos produtos direto dos fabricantes. “Estar na TV Unifor fez com que eu entendesse como o telejornalismo funciona na prática, tô mais desinibida e preparada para o mercado de trabalho, mas acho que os estagiários daqui precisam de um lugar maior para se trabalhar.”

Os repórteres acompanharam as edições de um programa sobre o festival Cine Ceará, que traz de volta as lembranças dos filmes e do programa Cine Clube que conta a história do filme Araguaia Campo Sagrado (Labour Filmes), dirigido pelo professor Evandro Medeiros. Ainda na Unifor, no Espaço Cultural, acontece a gravação do making off da exposição Pulsações, de Rodrigo Frota e a exposição Harcourt – escultor de luz que acontecem de 24 de agosto a 7 de outubro. A entrada é gratuita.

Ensino, pesquisa e extensão

A TV Unifor entrou no ar em agosto de 2005, com o objetivo de oferecer à sociedade uma programação que privilegia o ensino, a pesquisa e a extensão. Os conteúdos oferecidos destacam-se pela experimentação, utilizando-se de novas linguagens e formatos. A TV Unifor produz 22 programas que colocam em pauta temas como saúde, direito, personalidades cearenses, cinema e música, coordenados pela professora Helena Cláudia Santos. A grade da emissora é composta por programas diários, semanais, quinzenais e mensais.

A emissora universitária é transmitida pela TV a cabo NET (canal 14), TV Diário (canal 22) e pelo portal do Jornal Diário do Nordeste (WEB Doc). Os programas são desenvolvidos por estagiários, que são acompanhados pela fonoaudióloga Karine Capistrano. Todos os programas são orientados por professores e profissionais de Comunicação e de outras áreas, como Engenharia Ambiental, Direito e Educação Física.

Texto: Bruna Vinuto e Glauber Peixoto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s