[Retratos e Perfis] Um poeta trovador, Fauto Nilo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

*Matéria produzida na disciplina de Oficina em Jornalismo

Compositor, cantor Fausto Nilo é natural de Quixeramobim (CE), muito ligado a família sempre participava de reuniões promovidas por seu avô.

“Nascido em Quixeramobim (CE), o poeta, letrista e arquiteto Fausto Nilo conhece música desde pequeno já que participava, ao lado dos sete irmãos, de reuniões promovidas por seu avô, seu Fausto, amigo do cego Aderaldo e de outros repentistas. Aos 11, mudou-se para Fortaleza e aos 20 anos ingressou na Faculdade de Arquitetura. Lá fez amizade com o cantor e compositor Fagner, primeiro a musicar um de seus poemas, e outros jovens compositores, como Rodger Rogério, Teti, Petrúcio Maia e Ricardo Bezerra, que passariam a ser conhecidos como o “Pessoal” do Ceará”.

Ligado a história e as tradições de sua cidade natal, várias foram as vezes que alertou ao governo estadual da necessidade de restauração da casa do líder religioso Antônio Conselheiro, onde inclusive sua família residiu, pois se encontra com bastantes rachaduras podendo cair a qualquer momento segundo sua experiência como arquiteto.

Homenageado em sua terra, pelo Hotel Veredas do Sertão com o título, “Quixeramobim canta Fausto Nilo”, ficou emocionado pela presença dos amigos da MPB John Robson e Azanias e pelos dois troféus recebidos por ele no final da homenagem.

“Fausto é uma pessoa muito bacana, simples, muito educado, honesto em suas opiniões e ações, etc. Lembro-me das estórias que ele contava sobre como fizera algumas músicas, muitas vezes completamente diferente do que a gente imagina…. Ajudou na direção artística de muitos discos e trabalhos de grandes artistas, muitas vezes anonimamente” Adelson Viana

Fausto Nilo, poeta trovador ou letrista?
Bem na realidade em determinada visão me converti uma prática de poesia trovadora, mesmo sendo particularmente letrista e foi justamente por ser um letrista que acredito ter encontrado com mais facilidade as palavras adequadas para as melodias que escrevo.

“Atressi cum La candela
Que si meteissa destrui
Per far clartat ad autrui,
Chan on plus trac gren martire
Per plazer de l’autra gen”.

Que podem ser traduzidos como:

“assim como a candeia
a si própria consome
para esclarecer gente alheia
canto fundo meu tormento
para o prazer de outra aldeia”.

Nomes como: Fernado Brant, Ronaldo Bastos, Márcio Borges, Paulo César Pinheiro, Abel Silva, Capinam e Luiz Galvão se destacam como letristas. O que Fausto Nilo tem de diferente destes?

O que me diferencia deles acredito que seja minha versatilidade e impaciência
. “Casa tudo azul”
O disco “Casa tudo azul”, foi uma homenagem que fiz a casa que morei em Quixeramobim, ela tinha as paredes azuis, essa casa que também morou Antônio Conselheiro (Canudos) hoje tem as paredes amarelas para minha tristeza e precisa de uma restauração imediata. Lembro-me que meu pai havia feito uma construção, nos fundos dela, feita voltada para o rio Quixeramobim, a qual nos proporcionava uma linda visão do rio.

E em relação ao Canto Cisne?
Lembro que em 2003, eu falei para O Povo sobre o Canto Cisne, explicitei que ele não é somente uma característica de Raimundo Fagner, mas também do “Pessoal” do Ceará (álbum Beleza, 1980).

Fausto, você lembra alguma situação que vivenciou com algum amigo que você considera inesquecível?
Ah, lembro de sair da loja de Discos (Desafinados), com meu amigo Ruy Vasconcelos e ele me falar sobre a confecção do Beleza, álbum que eu estava trabalhando, na construção das letras e desenho da capa. Íamos pela Dom Luiz totalmente engarrafada. Ele estava do lado exterior da calçada e de minuto em minuto se atrevia a pisar na pista sempre desviando dos automóveis que passam muito próximos de seus pés, fazia isso quase que instintivamente acreditando na minha agilidade se desviar de obstáculos durante a caminhada, porém quando ele estava com os dois pés no asfalto pronto para atravessar senti u uma mão puxando em seu braço:
-Não faça isso- Eu lhes disse- é perigoso. Mesmo você sendo ainda jovem, de pouca idade eu que já tenho sessenta anos posso te dizer, te aconselhar com segurança no que digo. Resumindo, o que acontece é que quando ganhamos em idade perdemos em reflexo, então quando eu o vi naquela situação tive que puxá-lo, porque como o meu reflexo já está meio desgastado pelo tempo vi mais perigo naquela situação do que realmente oferecia em geral, porém mesmo assim prefiro ser precavido. Aí disse para ele para sempre andar pelas calças, mesmo que demore um pouco vale muito mais apena perder alguns minutos do que todos. Então aquele cuidado, com ele me fez muito bem e isso aliado a medida de espaço é mais uma de minhas características, adquirida por meus dois ofícios: o de arquiteto e o de letrista.

Resuma Fausto Nilo.
Digamos que sou uma pessoa ambientalista, que vai em direção aos seus objetivos de forma singular e numerosa ao mesmo tempo, tanto como arquiteto como também como um homem de uma permanente canção. Prodigioso em relação a suas memórias e conhecimentos sobre clubes de futebol (Vasco). Com fertilidade em suas canções misturando Laís Francesa com García Lorca (cantadores do sertão profundo). Um sonhador de pés no chão.

Amor Nas Estrelas
No alto de uma montanha existe um lago azul.
É lá que a lua se banha
Até amanhã de manhã me banha de luz
A solidão é um Saara que o firmamento seduz.
E o céu brilha na Guanabara
E sonha só fascinação
Teu olhar me diz
Vejo a lua dizendo pro sol: eu sou tua namorada
Em meu quarto crescente é você quem brilha e me reluz
Se você vai iluminar o Japão eu fico abandonada
Num pedaço qualquer de canção na voz dessa mulher
E o sol derramam um desejo do céu nessa cama azul
Um mel na tua boca e eu te beijamos
Até amanhã de manhã, me banha de luz!
E o sol derrama um desejo…

Texto: Marcello Mesquita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s