Pesquisa científica na internet atrai cada vez mais adeptos

Foto: Marina Duarte
Pesquisa ao banco de dados a partir do Unifor Online Foto: Marina Duarte

Quase cinco mil alunos da Unifor aprenderam sobre base de dados no ano de 2012. De acordo com a bibliotecária responsável pelo treinamento, Mírian Lima, a demanda do curso de base de dados oferecido pelo seu departamento está aumentando a cada ano. Cada vez mais professores e alunos entendem que aprender a manusear equipamentos de pesquisa científica online facilita a vida e melhora a pesquisa.

A biblioteca da Universidade de Fortaleza disponibiliza, semestralmente, treinamento que auxilia o ensino e a pesquisa através de plataformas digitais, como por exemplo, a biblioteca digital de Teses e Dissertações. O curso é ofertado para a comunidade em geral, incluindo alunos, ex-alunos, professores e funcionários da própria instituição, que podem participar de forma individual ou através de turmas. Foram 4.784 pessoas treinada em 2012.

São oferecidos dois tipos de cursos. O módulo individual possibilita o ajuste de horário conforme a disponibilidade do participante, enquanto o treinamento por turmas precisa de um agendamento prévio. O treinamento para turmas pode ser solicitado pelos professores, reservando com antecedência os laboratórios disponíveis. As inscrições para os treinamentos podem ser realizadas na própria biblioteca da Universidade.

Segundo Míriam Lima, o treinamento capacita as pessoas para a busca direcionada de conteúdo, facilitando o encontro da informação. “O curso utiliza algumas formas diferenciadas para o conteúdo científico, estimulando as boas práticas em torno do assunto pesquisado”, enfatiza. Para a bibliotecária, é importante destacar o treinamento, pois existe diferença entre as Bases de Dados, que podem ser gratuitas ou pagas, ofertando informações diversas.

Texto: Airton Baquit

 

2 comentários em “Pesquisa científica na internet atrai cada vez mais adeptos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s