[Foca Nessa] O amor na solidão da velhice

Foto: Marina Duarte
Foto: Marina Duarte

Um velho jornalista aposentado resolve contar suas aventuras sexuais em um livro de memórias. As “Memórias de minhas putas tristes”. Entretanto, a maior aventura não é sexual e acontece às vésperas de seus 90 anos, quando ele decide se presentear com uma noite de prazer com uma virgem.

A jovem com medo de sua primeira vez e sob efeito de calmantes, adormece. E o silêncio do sono é definitivo para encontro dos dois. O aspecto frágil da Menina, marcado pelos sofrimento dos seus 14 anos de vida miserável, encanta o jornalista, que passa a cuidar dela.

Apesar do título direto e frio, a obra remete ao amor da forma mais pura e intensa, sem medo do ridículo. A descoberta do amor por um ancião sem perspectivas de vida desperta nele o desejo de viver por mais cem anos. O livro é escrito com muita sensibilidade pelo vencedor do Prêmio Nobel de 1982, Gabriel García Márquez, que é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. São 120 páginas de uma leitura rápida e envolvente.

No vídeo você pode conferir um trailer literário de “Memória de Minhas Putas Tristes” feito como trabalho de conclusão de curso por estudantes de Publicidade e Propaganda da Unileste (MG):

Leia mais:

  • Leite Derramado (2009) 

imagesNo mais recente livro de Chico Buarque, um outro homem de idade avançada conta sua trajetória, que passa pelas mudanças históricas do Brasil, desde o Império até os dias atuais. Na solidão de um leito de hospital ele faz reflexões com um tom de pessimismo sobre a vida, o amor e o país. O livro rendeu ao autor o Prêmio Jabuti em 2010 como melhor ficção do ano. A obra também está disponível na Biblioteca da Unifor.

Texto: Lorena Cardoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s