Conselho de universidades americanas organiza feira educacional

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 11, a Unifor recebeu representantes de 28 universidades americanas para uma feira educacional organizada pelo Conselho de Universidades Internacionais (CIS – Council of International Schools), realizada no auditório A3. Com o apoio do escritório Education/ USA, a feira teve como objetivo apresentar o ensino superior americano, a forma de aprovação das universidades, além dos cursos que elas oferecem para alunos pré-universitários e da graduação.

Foto: Daniela Costa
Foto: Daniela Costa

O evento, todo em inglês, iniciou com uma palestra dividida entre três representantes: Judi Marino, da Flagger College (Flórida); Stav Boutsis, da Stony Brook University (Nova York); e Graham Douglas, da University of Colorado Boulder (Colorado). Judi, que é responsável pelas Admissões Internacionais onde trabalha, explicou os fatores que devem ser levados em consideração ao escolher uma instituição para estudar, como a localização, o tamanho da faculdade (estudantes independentes tendem a gostar mais de universidades grandes; estudantes que gostam de manter uma relação mais próxima com professores devem preferir universidades menores), se a instituição oferece moradia no campus, e o calendário letivo (geralmente os semestres vão de agosto a dezembro, e de janeiro a maio).

Os outros dois palestrantes esclareceram questões sobre como se inscrever e o que é necessário para isso. Cada universidade americana tem seu próprio sistema, mas geralmente, para ser admitido, os alunos precisam preencher o formulário que pode ser encontrado no site da instituição escolhida, ter o histórico escolar (notas e atividades desenvolvidas na escola), uma carta de recomendação, notas de testes como o TOEFL (Teste de Proficiência em Inglês) e SAT’s (exame de admissão no ensino superior, somente para pré-universitários), além de pagar uma taxa de admissão.

Foto: Daniela Costa
Foto: Daniela Costa

Para finalizar, todos os representantes se dividiram em mesas para tirar dúvidas dos estudantes e tentar convencê-los que a sua instituição era a melhor. Foram distribuídos folhetos explicativos e cartões de visita para uma comunicação mais rápida e direta.

Para mais informações, o escritório do Education/USA na Unifor  funciona na Vice-Reitoria de Extensão (Prédio da Reitoria – 1º Andar).

Curiosidades

Quem deseja estudar em uma universidade americana deve estar atento a três fatores: taxas para pagar os estudos (tuition), onde você vai morar (room) e onde você vai se alimentar (board);

Nos Estados Unidos existem 4000 instituições de ensino superior;

College (faculdade) e University (universidade) tem o mesmo significado, ou seja, instituições que oferecem cursos de bacharelado (bachelor’s degree) que duram 4 anos, além de mestrados (master’s degree) e doutorados (Ph. D’s);

 Cursos de dois anos são encontrados em Community Colleges.

feiraamericana.jpg.pagespeed.ce.DgfxyeuKCJ

Texto: Daniela Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s