A moda das hamburguerias chega à Fortaleza

Foto: Divulgação
Foto: Camila Freitas

As cozinhas especializadas começaram a se espalhar por Fortaleza e a chamar a atenção das pessoas por disponibilizarem diversos sabores para um único tipo de comida. Foram desde milkshakerias à brigaderias, mas nenhuma chamou mais atenção do que as hamburguerias: elas chegaram com tudo e invadiram a cidade.

Raquel Franklin, aluna de Gastronomia da UFC, sempre tira um tempinho para conhecer novos restaurantes e logo percebeu essa nova moda. “Meus favoritos, até agora, são Barney’s Burger e Maná. E acredito que a moda dure, pois o hambúrguer é um lanche muito popular”. Seu namorado, Gabriel Bemfica, que sempre a acompanha, também elege o Barney’s como seu favorito, pois, na sua opinião, é a única que foi criada com o conceito original que é muito popular nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação
Foto: Camila Freitas

O que mais torna uma hamburgueria especial, em meio a tantas outras, é justamente o cuidado na preparação. Marcelo Pimentel, dono da tão famosa Barney’s Burger, eleita em 2012 como o melhor hambúrguer da cidade pela Veja Fortaleza, levou um bom tempo testando diferentes cortes de carne e temperos, além de pesquisar em lanchonetes de Nova York e São Paulo.

Foto: Divulgação
Foto: Camila Freitas

O The Burgers on The Table também aposta no cuidado na preparação, usa 160g de carne nobre, temperada levemente com pimenta e sal. Já o Meatpacking NY Prime Burger, ficou famoso por sempre utilizar 180g de carne, nada mais e nada menos, e pelo tamanho do seu sanduíche Meatpacking Burger, feito com anéis de cebola, picles, hambúrguer, molho gorgonzola e bacon.

Além da cozinha

O ambiente também parece ser um dos fatores que mais chama a atenção entre os jovens. Quase todas as hamburguerias da cidade possuem uma decoração mais retrô ou moderninha. A Burguesia, por exemplo, possui o famoso piso quadriculado banco-e-preto, cadeiras estofadas e ainda várias imagens nas paredes de pessoas famosas nas paredes como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, mas com um detalhe: todas estão de bigodes!

Foto: Divulgação
Foto: Camila Freitas

O Barney’s Burger é outro que escolheu esse ar retrô, contando com uma televisão de época, sempre exibindo programas antigos, e uma pequena jukebox (na verdade, um amplificador para Ipod que fica tocando músicas também antigas). Diferente dos outros, o Meatpacking NY Prime Burger trouxe referências mais americanizadas, como grafite nas paredes, um estilo industrial e escolhendo como tema aquilo que faz de melhor: a carne.

Fica ou vai?

Entretanto, a pergunta mais importante ainda não foi respondida: será que essa moda vai durar? O estudante de Administração, Álisson Barbosa, acredita que sim, “pois é um modelo já antigo nos Estados Unidos e muito popular em cidades grandes. É a vantagem da comida rápida com um sabor muito melhor, normalmente em ambientes melhores que você pode se juntar com os amigos pra passar um tempo.”

Alan Lima, estudante de Jornalismo, também espera que não seja algo passageiro. “Acho legal! Afinal, a cidade tá crescendo e tem público para tudo. Cansei de ouvir: ‘Ah, Fortaleza não tem isso, não tem aquilo, no sudeste tem’. Pois pronto. Agora aqui tem milhares de hamburguerias.”

Foto: Thaís Praciano
Foto: Camila Freitas

Mesmo com essa explosão de hamburguerias, ainda existe lugar pra outros restaurantes. Danielly Gomes, apesar de sentir o poder dessa tendência, não deixou de seguir em frente e vai abrir uma cafeteria como sempre quis, a Amika Coffehouse. “Eu acho essa ondas super-validas.

Tento não ver como modismo, mas como um boom de segmentação de mercado. Com o passar com tempo, algumas casas ficam, outras fecham. Mas no fim quem ganha é o cliente. A concorrência sempre é bem vinda. O café era um hobby que virou negócio. E eu sempre achei que na nossa cidade não tinha uma casa especializada em café.”

Serviços

Barney’s Burger

Rua Maria Tomásia, 740, Aldeota

The Burger’s on The Table

Av. Júlio Abreu, 120, Varjota

Av. Washington Soares, 3609, Água Fria

Shopping Aldeota, Piso L4

Meatpacking NY Prime Burger

Rua Coronel Jucá, 700, Aldeota

Burguesia

Av. Dom Luís, 798, Aldeota

Amika Coffehouse

Rua Ana Bilhar, 1136 B, Varjota

Previsão de abertura: 1ª quinzena de março

Texto: Thaís Praciano

2 comentários em “A moda das hamburguerias chega à Fortaleza

    1. Camila,

      Já corrigimos o nosso erro.
      Só nos resta a seguinte questão: são todas as fotos?
      Se sim, já colocamos os devidos créditos.
      Nos desculpe.

      Att.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s