[Claquete] Para quem acha que vive na época errada

meia_noite_em_paris_2011_gMeia Noite em Paris, filme de Woody Allen, recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2012. Nele, Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles, mas a vida o levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que ele fosse muito bem remunerado, mas ele se tornou uma pessoa frustada.

O filme se passa em Paris para onde ele foi com sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e os pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John foi para a cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Filmagem de cenaA trama da relação entre o passado e o deslocamento com o presente. Fazendo uma homenagem a importantes músicos, escritores e pintores do século 20, dando destaque ao músico Cole Porter com a música tema do filme Let’s Do It, de 1928. Gil pensa estar neste século por acidente. Pensa que o seu tempo perfeito são os anos 20, com uma Paris chuvosa e acompanhada das canções de Cole Porter e tendo como amigos Hemingway ou F. Scott Fitzgerald para inspirar sua imaginação.

Gil no século 20E é isso que acontece quando, numa certa noite, após soarem as doze badaladas de uma igreja, um automóvel antigo aparece e se aproxima para levá-lo à Paris dos anos 20. Gil passa realmente a andar pela época em que sempre quis viver, mas, após conhecer Adriana (Marion Cotillard), ele percebe que ninguém está satisfeito com o seu próprio tempo.

Woody Allen mostra em Meia Noite em Paris que só o passar do tempo pode mostrar ao homem a sua medida e por isso só podemos nos medir quando pensamos no passado. Mas, para viver, precisamos do presente e precisamos vivê-lo com intensidade para não o perdermos.

Ficha técnica:

Diretor: Woody Allen

Duração: 94 min.

Ano: 2011

Texto: Lia Sequeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s