Professora de Jornalismo lança livro-reportagem ‘Haiti por si’

Foto: Marina Duarte
Foto: Marina Duarte

Adriana Santiago, da Universidade de Fortaleza (Unifor), lançará no dia 14 de março, às 15h30, o livro “Haiti por Si: a reconquista da independência roubada”. O livro-reportagem é o resultado de pesquisas e entrevistas de vários jornalistas e colaboradores brasileiros e haitianos resgatando a história de luta e o sonho de soberania do Haiti mesmo depois de séculos de exploração e submissão.

“Haiti por Si” é fruto de um trabalho de 18 meses realizado pela Agência de Informação Frei Tito para América Latina – Adital que tem o intuito de mostrar ao mundo, e até para os próprios haitianos, um Haiti possível a partir de iniciativas e administração da própria população deste país, que é hoje o mais pobre das Américas.

O livro foi prefaciado pelo Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e teve a contribuição do Frei Betto. Para que o projeto fosse realizado, a Adital enviou o padre Ermanno Allegri, diretor executivo, e a professora e jornalista Adriana Santiago para que eles pudessem colher pessoalmente o material por meio de entrevistas e fotografias, assim como encontrar jornalistas locais que acreditassem e se empenhassem neste esforço de reportagem.

Foto: Marina Duarte
Foto: Marina Duarte

O livro “Haiti por Si: a reconquista da independência roubada” está dividido em seis capítulos: História, Reconstrução, Economia Solidária, Soberania Alimentar, Cultura e Democracia Participativa. Essas linhas de investigação partiram de propostas dadas pelos próprios movimentos sociais haitianos e são eixos que já norteiam as ações de muitos deles.

Serviços

Lançamento e audiência pública sobre livro “Haiti por si: a reconquista da independência roubada”

Data:14 de março de 2013

Local: Auditório Deputado Almir Pinto, Complexo das Comissões Técnicas, Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, Fortaleza)

Horário: 15h30min

Preço de venda: R$ 45,00, no site

Texto: Lia Sequeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s