[Foca Nessa] O escritor Hemingway se torna um personagem

hem
Alguns autores adoram colocar pessoas reais em meio à ficção, principalmente quando elas são famosas e polêmicas. O americano Michael Atkinson faz isso como ninguém em “Um Mistério para Ernest Hemingway”. Se o ícone da literatura já era motivo de curiosidade quando escritor, como personagem ele se torna ainda mais peculiar.

Diferente da maioria dos livros policiais, em que o investigador é um mocinho que se torna herói, Hemingway não tem nenhuma pretensão de ser adorado por ninguém. Em mais uma manhã pós-bebedeira na sua casa nos Estados Unidos, em 1956, ele acorda com a notícia de que Cuthbert, seu “amigo”, se é que ele tem algum, foi encontrado assassinado. Com um arpão! Mais estranho ainda é que foi justamente para o escritor a sua última ligação.

Hemingway2-1

Ao contrário do que todos esperavam, Hemingway não descansa enquanto não descobre quem é o  assassino, ao mesmo tempo em que passa pela difícil fase de não conseguir escrever mais nada, além de não dar conta dos filhos, ignorar ligações da sua mulher Mary, que o espera impacientemente em Cuba, não conseguir passar mais de 24 horas sem uma bebida e, como se não fosse suficiente, ainda estar com uma perna quebrada.

Bêbado ou herói?

Hemingway1111111Além do próprio Hemingway, outros personagens históricos se misturam à trama, como Fidel Castro e Che Guevara. Claro que o FBI e a CIA também não poderiam deixar de aparecer, como em todo bom romance policial.  Mas, o grande diferencial da história é a maneira como a realidade e a ficção se misturam, deixando o leitor em uma imensa dúvida se Ernest Hemingway era realmente um velho chato, gordo e um bêbado de primeira linha ou um grande herói que lutou na Primeira Guerra Mundial. Provavelmente, as duas hipóteses estão certas.

Texto: Thaís Praciano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s