[Claquete] Papa do Trash e a sátira rebelde dos anos 50

58042_495311977199736_707170620_nCry Baby é um musical de 1990, que relata a vida na cidade de Baltimore dos anos 50. O jovem Johnny Depp interpreta Wade Walker ou Cry Baby, um bad boy líder da gangue dos “Farrapos”, tipos ousados que desafiavam a sociedade ouvindo música “negra”, R&B e Rockabilly.

Do outro lado, estão os “Caretas” com suas baladas suaves, sentimentais, estilo doo wop, e que eram bastante populares entre a classe média dos anos 40/50. O musical se desenrola mostrando, de forma divertida, as diferenças entre os dois grupos, seja por meio das roupas ousadas e das músicas, seja por meio dos ambientes que frequentavam.

O conflito começa quando Cry Baby recebe o apelido por chorar apenas uma lágrima (de apenas um olho) e se apaixona pela namorada do líder dos “Caretas”, Allison. A garota, cansada de uma vida certinha, corresponde à paixão. O namorico gera confusão na cidade,  Cry Baby vai parar num reformatório e Allison e seus amigos fazem de tudo para tirá-lo de lá.

575677_495311627199771_1594776308_n

O filme, dirigido por John Waters, foi construído como uma sátira ao filme Grease, nos tempos da brilhantina, de 1978. Além disso, Waters tinha o intuito de mostrar as diferenças de classes observadas por ele na sua infância, afirmando que ele mesmo fazia parte dos caretas, mas que era louco o suficiente para ser um farrapo.

Conhecido como “o papa do trash”, John Waters ficou famoso por fazer filmes cults e transgressivos, trabalhando com criminosos convictos, e em Cry Baby não é diferente. Entre os personagens do filme, encontramos Wanda, uma das garotas da gangue “Farrapo”, interpretada por Traci Lords, atriz famosa por fazer filmes de conteúdo adulto. Outro personagem é o tio Belveder, dono do clube de natação, interpretado por nada menos que o músico punk Iggy Pop.

Texto: Juliana Teófilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s