Desenhista: entre riscos e traços transformando a imaginação em fato

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já imaginou como seria o mundo sem desenho? Em uma parede, quadro ou qualquer outra superfície? O mundo sem traços e formas para despertar a imaginação de muitos? Já imaginou, então, o mundo sem aquele que é responsável por traçar essa realidade paralela repleta de cores, formatos e texturas? Hoje, dia 15 de abril é comemorado, mundialmente, o Dia do Desenhista, o profissional que dá vida ao que habita o campo da imaginação.

O profissional está presente nos mais variados campos. Sua atuação pode ser vista em projetos gráficos, passando por desenhos técnicos, até chegar ao desenho livre. Atualmente, a maior parte dos desenhistas se dedicam à obras artísticas, criando um novo cenário para a arte dos rabiscos e esboços. Os desenhistas contemporâneos, como ficaram conhecidos, alimentam as páginas de revistas, jornais e livros dos mais diversos gêneros, como a literatura popular e infantil.

Glauco desenhando os personagens Geraldinho e Cachorrão.
Glauco desenhando os personagens Geraldinho e Cachorrão.

No cenário mundial, a maior expressão nessa arte é Cândido Portinari, que não largou o desenho em nenhum momento de sua vida.

O Brasil também é um dos países que possui grandes desenhistas, como Maurício de Sousa, idealizador da Turma da Mônica, Glauco Villas Boas, cartunista famoso por suas charges ácidas e cheias de ironia, e Oscar Niemeyer, que mesclou formas artísticas e técnicas do desenho para criar projetos, como a planta de Brasília e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Parabéns aos desenhistas. Os artistas que projetam a realidade em papel, madeira, com lápis ou caneta, dando vivacidade ao nosso cotidiano e eternizando fatos importantes da sociedade.

 

Texto: Vitória Matos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s