
“A Cocada do Matias”! É esse o bordão conhecido do vendedor de cocadas caseiras Francisco Matias que, diariamente comercializa essa iguaria nordestina no campus da Unifor.
Ele conta também que freguesia foi adquirida pelo irmão, Carlos Francisco, que anteriormente fazia e comercializava o doce de coco ralado pelo campus.
Em 2011, Matias passou a vender as cocadas pelos os corredores dos blocos, nos intervalos das aulas, e no ponto fixo no horário do almoço, próximo ao refeitório dos funcionários.

“Sempre gostei de cocada”, afirma a estudante de psicologia Samara Araújo, que após saber que podia encontrar o doce no campus, passou também a ser consumidora assídua das Cocadas do Matias.
Como fazer uma cocada?
Raspa-se o coco, faz-se uma calda com um quilo de açúcar, mistura-se o coco ralado à calda e leva-se ao fogo. Quando a calda estiver em ponto de fio, tira-se do fogo e mexe-se com uma colher de pau. Em seguida, derrama-se o doce sobre uma tábua ou mesa de mármore, corta-se em quadradinhos ou losangos e, quando estiver frio, coloca-se ao sol para secar.
Texto: Vinícius Moreira
Veja a reportagem completa:
Esta é uma reportagem colaborativa feita pelos alunos de Oficina de Ciberjornalismo da Unifor. Durante as próximas semanas, todo dia sairemos com uma nova matéria. Aproveitem!