[Foca Nessa] O café como o café deve ser

Andar de baixo. Foto: Thaís Praciano
Andar de baixo. Foto: Thaís Praciano

Os amantes de cafeína não têm mais do que reclamar. A Amika Coffehouse é a nova moda em Fortaleza e já está ganhando toda a atenção. Diferente das outras cafeterias, aqui o personagem principal é, finalmente, o café.

Cappuccino da casa. Foto: Thaís Praciano
Cappuccino da casa. Foto: Thaís Praciano

Danielly Gomes, dona da Amika, sempre foi apaixonada pela bebida e fazia em casa o tempo todo. “O café era um hobby que virou negócio. E eu sempre achei que, na nossa cidade, não tinha uma casa especializada em café.” Assim, a ideia se transformou em ação e a Amika nasceu.

Danielly chamou o amigo Éder Ferreira, barista especialista em Latte Art, figuras feitas na superfície de bebidas feitas à base de café expresso, para treinar a sua equipe e dar consultoria. Ele também desenvolveu o famoso “A vaca foi para o brejo!”, um cappuccino sem lactose que virou um dos favoritos da casa.

Andar de cima. Foto: Thaís Praciano
Andar de cima. Foto: Thaís Praciano

Mais um amigo que contribuiu para a criação da cafeteria foi Chico Neto, um designer que planejou, entre muitas coisas, a essência que que deixa todo o espaço com cheirinho de café. Além disso, ele também criou as maxi bags, moleskines e outros acessórios que podem ser comprados pelos clientes.

A decoração também virou foco entre os visitantes, contando com quadros da Monstra Coletivo, grupo de artistas do Ceará conhecido por fazer intervenções urbanas, histórias em quadrinhos e exposições. As obras estão expostas para venda no segundo andar.

Workshops

Ao mesmo tempo em que se tornou uma referência na cidade como um novo ponto de encontro para os amigos, a Amika Coffehouse se preocupa com a qualidade de cada um dos seus cafés. É por isso que, na última terça e quarta-feira, 16 e 17, Ensei Neto, promoveu dois workshops sobre Avaliação de Café segundo Metodologia SCAA, Percepção Sensorial Aplicada, Ciência e Tecnologia de Torra de Café e Harmonizações com Bebidas e Alimentos.

Neto escreve em um siteé Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da USP, tem especialização em Tecnologia de Alimentos e Marketing e é consultor especialista em Marketing e Qualidade de Cafés Especiais pelo Specialty Coffee Bureau. Também faz parte do Comitê de Normas Técnicas da SCAA – Specialty Coffee Association of America, atuando também no Comitê de Certificação de Laboratórios.

Danielly e Ensei mostrando como se usa o Hario V60. Foto: Thaís Praciano
Danielly e Ensei mostrando como se usa o Hario V60. Foto: Thaís Praciano

Alguns dos clientes mais fiéis da Amika foram convidados para participar do evento em que ele ensina que “nenhum de nós é igual ao outro, cada um tem uma forma de interpretar o que vê e o que sente”. Foi assim que ele começou a testar o paladar dos que participaram. O engenheiro ensinou um pouco sobre o controle de qualidade do café e deu várias dicas de como ele fica melhor: “café nunca pode ser amargo. Sabor amargo no café é problema.”

No fim da noite, Neto e Danielly mostraram como se usa o coador Hario V60, um dos investimentos da Amika. “Uma casa como essa aqui, em São Paulo, não passa de meia dúzia, não com esse tipo de conceito. O que a Danielly faz hoje muitas dessas cafeterias fazem lá, mas nem todas têm essa estrutura que ela tem”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:

Amika CoffeHouse

Endereço: Rua Ana Bilhar, 1136-B e C – Meireles

Fone: (85) 3031-0351

Site oficial: http://www.amikacoffeehouse.com.br

 

Texto: Thaís Praciano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s