“Mulheres no comando” terá sua segunda edição nesta quinta-feira

cartaz

O Papo-Debate é um evento promovido sazonalmente pelo curso de Jornalismo da Unifor, que procura mostrar aspectos importantes da profissão aos seus alunos. Nesta edição, que acontece no próximo dia 2 de maio, às 8h, no Auditório A1, tem como tema “Mulheres no comando”, que marca o Dia do Trabalho, comemorado neste 1 de Maio.

As mulheres, cada dia mais, conquistam locais de comando no jornalismo, e hoje são maioria na profissão. Segundo pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), chamada “Perfil do jornalista brasileiro – Características demográficas, políticas e do trabalho jornalístico em 2012”, a categoria tornou-se majoritariamente feminina (64%) e jovem (59% têm até 30 anos). Entre outros dados, o levantamento constata que 98% da categoria tem formação superior e 40% já com pós-graduação. Os resultados quantitativos são de enquete com 2.731 profissionais, realizada entre setembro e novembro do ano passado.

O tema foi abordado também ano passado, com a boa repercussão, no lançamento do projeto Papo-debate. São palestrantes Erilene Firmino, chefe de reportagem do Diário do Nordeste, e Ivelize Maia, diretora de jornalismo da TV Fortaleza. O evento organizado pelo coordenador do curso de Jornalismo da Unifor, Wagner Borges, tem como um dos seus objetivos discutir a distorção da imagem da mulher quanto ao seu papel na sociedade e sobre de que forma ela é vista nas redações jornalísticas, quando estão no comando.

A palestra será de caráter público e valerá certificação de atividades complementas. “A primeira experiência foi muito boa e nós decidimos seguir com o projeto”, comenta Wagner Borges.

Bruno Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s