Religião é opção para fugir do individualismo

Foto: Juliana Teófilo
Foto: Juliana Teófilo

A partir de dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, a Igreja Católica tem  como média de idade de seus fiéis a faixa de 30 anos. Enquanto, os evangélicos, tanto pentecostais quanto os de missão, apontam como faixa etária dos frequentadores, a idade entre 27 e 29 anos. Estes dados já apontam para um envolvimento maior de jovens com as religiões.

Patrícia Passos
Patrícia Passos. Foto: Amanda Carneiro

 Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, Patrícia Passos, é no período da juventude que são definidos valores, inclusive os religiosos, acontecendo o “pensar sobre o pensar”. Além disso, no passado, os jovens estavam diretamente relacionados à rebeldia, devido ao momento histórico. Porém, atualmente, a sociedade é caracterizada pelo narcisismo, ou seja, individualista. Em contraposição, a religião busca fugir desse individualismo.

O Movimento Estudantil Alfa e Ômega surgiu na Universidade da Califórnia, em 1951, e trabalha nesta perspectiva do resgate da fé da juventude. Estando, atualmente, presente em mais de 191 países, inclusive o Brasil. No Ceará, as faculdades que têm representação do movimento são UFC, UECE, UNIFOR, IFCE, FAC e FIC.

A organizadora do movimento na Universidade de Fortaleza e estudante de enfermagem, Natália Campelo, acredita que é essencial conhecer a Deus, podendo conciliar a vida acadêmica com a religiosa. “Dentro do movimento estudantil, realizamos várias atividades proporcionando oportunidades para que os estudantes conheçam uns aos outros e também conheçam Jesus.” As atividades do projeto incluem desde palestras e estudos bíblicos, até eventos de ação social, encontros de diversão e comunhão, projeto missionários nacionais e internacionais e congressos nacionais.

 Os jovens católicos, por sua vez, arrumam as malas para conhecer o Papa Francisco I que estará no Rio de Janeiro, em julho deste ano. Ele vem participar da Jornada Mundial da Juventude que reunirá jovens católicos de vários países. A última JMJ foi em 2011, aconteceu em Madri, na Espanha, e contou com cerca de 2 milhões de jovens de 190 países. O lema da JMJ 2013 é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. O evento conta com atividades como catequeses e eventos culturais. Além destes, ainda há os eventos centrais, como a acolhida do Papa, a Via Sacra etc.

Marília Vianna. Foto: Arquivo pessoal
Marília Vianna. Foto: Arquivo pessoal

A estudante de arquitetura, Marília Vianna, é uma das cearenses que comparecerá ao evento. Marília faz parte de um grupo de oração e juntou-se a outros membros do grupo para irem ao evento juntos. Ela tem interesse em participar de uma das jornadas mundiais já faz um tempo e ficou feliz com a escolha do Rio de Janeiro como sede.

Segundo ela, o evento será interessante, pois poderá conhecer pessoas de vários lugares do mundo que partilham da mesma fé. Para ela, a religião e a fé estão cada vez mais importantes para os jovens porque oferecem segurança e auxílio.

Pedro Motta. Foto: Arquivo pessoal
Pedro Motta. Foto: Arquivo pessoal

Mas não apenas os jovens muito religiosos se organizam para a JMJ. Pedro Motta, estudante de publicidade, irá ao evento com a família.

Pedro diz não ser religioso, mas tem curiosidade em ver o novo Papa e conhecer o Rio de Janeiro. “Tenho bastante fé, acho que isso é importante para todos, mas não sou de frequentar a igreja”, argumenta.

 

 

Texto: Patrícia Borges e Thaís Barbosa

 

Reuniões do Movimento na Unifor 

 Terça-feira 

 -11hrs nas mesas de madeira entre Centro de Convivência (CC) e o Bloco I

– 17hrs na mesa de madeira atrás da rampa do bloco T

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s