Segurança no campus vai ser reforçada para treinos da Copa das Confederações

Foto: Débora Queirós
Foto: Débora Queirós

Durante dois dias de visita da comitiva de esportes pelo Estado do Ceará, que foi acompanhada pelo secretário especial da Copa, Ferrúccio Feitosa, sete estruturas esportivas foram analisadas, e a Universidade de Fortaleza (Unifor) foi à única instituição de ensino selecionada para sediar os treinos das seleções que virão a Fortaleza disputar a Copa das Confederações no próximo mês.

A semifinal do torneio acontecerá no dia 27 de junho, e terá como adversários o 1°lugar do grupo B contra o 2°lugar do grupo A. A seleção que ficar no 2° lugar do grupo A irá ter como campo de treino o campo da universidade. Tal evento pode mudar o esquema de segurança, mas isso não será uma decisão da universidade.

Em entrevista, o Coronel Caracas, responsável pelo gerenciamento da segurança no campus, disse que haverá algumas alterações como o número de seguranças, que aumentará de 58 para 90 guardas, fazendo a vigilância em todo o campus e em torno do campo onde acontecerão os treinos.“Sou responsável pela segurança dentro do campus”, anunciou.

A possibilidade da restrição de entrada de alunos e professores na universidade, durante o período de treinos, não está descartada, pois a decisão de quem pode estar presente nos treinos das seleções é estabelecida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), comitê que organiza o evento. Contudo, até o momento não houve por parte da federação nenhum comunicado que informasse a respeito de restrições de pessoas ao campo. “Até então não fomos informado sobre quem pode ou não entrar.”, informa o coronel Caracas.

A Copa das Confederações é um torneio de futebol organizado pela Fifa entre seleções nacionais a cada quatro anos. Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede, que não participa das eliminatórias por ser sede, e o campeão mundial, sendo total de oito países.

Os dias 19 e 27 de junho são feriados municipais, conforme o titular da Secretaria Especial da Copa na Capital (SecopaFor), Domingos Neto, no último dia 17. Oficialmente, o decreto ainda não foi assinado pelo prefeito Roberto Cláudio, mas de tanta certeza dada pelo secretário Domingos Neto, muitas escolas e repartições já organizaram o feriado. As provas finais, por exemplo, foram adiantadas em uma semana na Unifor, e as avaliações que deveriam ser feitas em 19 de junho, agora serão em 12 de junho, em atendimento à orientação do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Ceará.

Texto: Bruno Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s