Sérvulo Esmeraldo expõe LUZ até setembro

Sérvulo Esmeraldo na Mostra Luz. Foto: Divulgação
Sérvulo Esmeraldo na Mostra Luz. Foto: Divulgação

A mostra LUZ do artista cearense Sérvulo Esmeraldo está em cartaz no Palácio da Abolição até setembro. A exposição começou no dia 25 de março deste ano. O conjunto exibido é um apanhado de  cerca de 60 obras referenciais produzidas com meios e tecnologias locais, datadas de 1980 a 2013, contando inclusive com artigos inéditos.

O artista, nascido no Crato em 1929, foi convidado pelo Governo do Estado em 2011 e, desde então, vem se preparando com a curadora Dodora Guimarães. Dentre as obras escolhidas, estão esculturas, relevos, desenhos e objetos. Sua carreira se iniciou em 1940 e estudou litogravura na Escola Nacional de Belas Artes em Paris.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na década de 1960, dedicou-se à projetos movidos a motores, ímãs e eletroímãs, fase que deu fruto à série de Excitables, trabalho que o particularizou na arte cinética internacional. Em 1977, iniciou o retorno à terra natal, trabalhando em projetos de arte pública que incluíam esculturas monumentais na paisagem urbana de Fortaleza, cidade para onde se mudou em 1980 e que hoje abriga cerca de quarenta obras de sua autoria.

A mostra LUZ está exposta no pátio do Mausoléu do Presidente Castelo Branco, nos jardins e na Galeria de Arte do Palácio da Abolição. Estão marcadas ainda quatro palestras do escultor no sobrado Doutor José Lourenço, no Centro.

 

Mostra LUZ
Local: Palácio da Abolição (Avenida Barão de Studart, nº 505, Meireles)
Data: de Março até Setembro de 2013
Entrada gratuita

 
Texto: Patrícia Borges

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s