[Claquete] Conversas impossíveis

Met-Museum-2012-Exhibition-Impossible-Conversations-Schiaparelli-Prada

Exibidas em maio de 2012, uma série de oito curtas de (aprox.) 2 min, dirigidos por Baz Luhrmann, registra trechos de uma conversa imaginária entre Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada à mesa de jantar. Os curtas foram produzidos como parte da série Impossible Conversations do Metropolitan Museum of Art (MET), em Nova York.

Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada, duas lendas da moda separadas pelo tempo – os anos 1930 e os dias atuais, respectivamente – mas unidas por inumeráveis proximidades criativas e conceituais, discutem à mesa variados assuntos desde suas trajetórias pessoais, suas preferências criativas até o papel da moda na identidade feminina.

Filmadas em um cenário sombrio, apenas as figuras de Judy Davis, interpretando Elsa Schiaparelli – estilista italiana nascida em 1890 famosa por suas criações em parceria com Salvador Dalí e Jean Cocteau -, e Miuccia Prada – estilista italiana contemporânea nascida em Milão, cuja grife foi responsável por diversas revoluções no prêt-à-porter -, interpretando a si própria, se destacam da penumbra – talvez como uma metáfora do papel transformador e elucidativo que ambas tiveram na história da moda.

223493

Diretor dos longas Moulin Rouge, Romeu+Julieta e da refilmagem (que será lançada em breve) do romance O Grande Gatsby, Baz Luhrmann realizou um trabalho impecável na produção destes curtas em tom de documentário confessional. A proposta, ainda que seu caráter soe fantástico em princípio, é executada com tal maestria que exige o mínimo da chamada suspensão de descrença, a ponto de os curtas exibirem em incontáveis momentos um ar do mais puro realismo documental – ainda que sem perder o humor espontâneo que marca a personalidade das duas estilistas, especialmente de Schiaparelli.

Ao fim do curta chamado Ugly Chic, Miuccia Prada menciona a globalização – ao que Elsa Schiaparelli responde, “O que é globalização?”. E só então o espectador se dá conta do abismo temporal que separa as duas mulheres – e que justifica o título de Impossible Conversations (“conversas impossíveis”, em tradução livre) -, tal é a proximidade criativa entre elas e a naturalidade com que fui a conversa.

Designers conhecidas por suas deliberadas provocações que tendiam a confrontar as convenções estabelecidas de beleza, glamour e feminilidade, o maior legado de Schiaparelli e Prada é, possivelmente, a completa subversão e conseqüente fluidez dos conceitos de bom e mau gosto imperantes na contemporaneidade.

Texto: Lia Martins

Ficha Técnica

Título Original: Schiaparelli & Prada: Impossible Conversations
Ano: 2012
Direção: Baz Luhrmann
Origem: EUA
Gênero: curta-metragem

Lista de curtas
(com legendas em inglês)

Schiaparelli & Prada: Impossible Conversations
Ugly Chic
Naïf Chic
Hard Chic
The Classical Body
The Exotic Body
The Surreal Body
Waist Up/Waist Down

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s