Patins e o processo de revitalização da Praia de Iracema

Foto: Thaís Barbosa
Foto: Thaís Barbosa

Desde a chegada dos locadores de patins na Praia de Iracema, a área passou por um processo de revitalização. Tornou-se um lugar mais frequentado, sendo um espaço de lazer utilizado por crianças e jovens de todas as idades.

O espaço para patinação da Praia de Iracema foi delimitado em prol da melhor organização do espaço. Os preços dos aluguéis do equipamento esportivo tornaram-se padrão, com o valor fixo de 10 reais, no qual o cliente pode utilizar durante 6 horas. A atividade é benéfica tanto para os locadores, pois fornece uma renda, quanto para quem anda de patins, considerada uma atividade física aliada à diversão.

O locador Maurício Silva possui 60 patins em seu box e aluga em média 10 por dia, mas esses números costumam aumentar nos finais de semana. Além disso, essas atividades mostram a importância do patins para a socialização do local, pois acaba diminuindo a criminalidade. “Semana passada, em dois dias que ficamos fechados, houve três assaltos em apenas um dia. Isso acaba causando regressão para a área”, enfatiza Maurício.

Foto: Thaís Barbosa
Foto: Thaís Barbosa

O patinador assíduo, Jorge Luiz Noleto, que mora no bairro Aldeota, costuma patinar três vezes por semana. Fala que adora essa atividade por ser uma forma de relaxar, após a correria do seu dia-a-dia. “O patins me proporciona bem-estar, por ser uma forma de me divertir e cuidar da minha saúde. E, principalmente, por ser a fuga da minha estressante rotina”.

Há um embate constante entre locadores de patins e a atual gestão da Prefeitura. Isso ocorre devido à nova administração de Fortaleza, por alegar que a ocupação é dada de forma irregular e desordenada. Em contraposição, Maurício Silva argumenta, “já foi sugerido que houvesse pagamentos de concessões do espaço, até mesmo para a cobrança dos nossos direitos”.

Texto: Thaís Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s