Exposição exalta a brasilidade em meio à Copa das Confederações

Foto: Marina Cavalcante
Foto: Marina Cavalcante

A mostra “Verde-Amarelo” que acontece no Museu da Cultura Cearense (MCC) desde o último dia 18, propõe-se a expor, a partir de elementos como design de rua, imagens e inventos do dia-a-dia, a linguagem visual que o brasileiro e, sobretudo, o cearense utiliza na expressão de sua identidade, de seu orgulho nacional e de sua paixão pelo futebol.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Contando com o sociólogo e pesquisador Titus Riedl como um de seus idealizadores, a exposição pretende, ainda, mostrar como a divertida “cultura do improviso” característica do Ceará transforma, por meio da criatividade popular, objetos de uso cotidiano, muitas vezes compostos por materiais próprios da cultura local, como renda, redes, fuxico etc. em meios de expressão de sua nacionalidade para o mundo, em especial em meio a eventos esportivos de grande porte – como a Copa das Confederações, em andamento, e a Copa do Mundo, que ocorrerá daqui a exatamente um ano.

Durante a mostra, intenciona-se ainda ampliar seu acervo por meio da colaboração do público, propiciando uma excelente oportunidade para reflexão conjunta acerca de temas como a construção da identidade nacional e a memória da cultura popular.

Serviço

Abertura: 18 de junho

Visitação:

De terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30)

De Sexta a domingo e feriados, das 10h às 20h (acesso até 19h30).

Local: Museu da Cultura Cearense (MCC) – Centro Cultural Dragão do Mar – R. Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza-CE

Mais informações: (85) 3488 8611 / (85) 3488 8608

 

Texto: Lia Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s