Com o intuito de promover a discussão e o debate acerca das práticas e dos impasses de direito internacional, a Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) vai iniciar sua edição desse ano na Universidade de Fortaleza, amanhã (11/09), no Teatro Celina Queiroz, às 19 horas.
Para concretizar a prática anual da simulação, a simulação da ONU conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza. Estudantes de todos os cursos podem se inscrever.
Alunos da disciplina de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará recriaram o ambiente de maior organização com abrangência mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU), simulando a Comissão de Direitos Humanos, em dezembro de 2004. A primeira edição desta prática recebeu então o nome de Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU).

Nos anos seguintes, a SONU começou a incluir outros comitês com as mesmas características que se fazem presentes no protocolo original da ONU, como o Conselho de Segurança e a Corte Internacional de Justiça.
Baseados nisso, os outros quatro dias desta edição serão de sessões para debater os temas dentro de cada comitê e elaboração de reportagens pelo Comitê de Imprensa Internacional.
Um dos locais que receberá a SONU, nos 12 e 13 de setembro, é a Unifor, onde uma sala é separada para cada comitê atuante, nas quais estão separados os repórteres inscritos no CII.
A presença dos alunos, principalmente dos cursos de Direito e Jornalismo da Unifor, dão abertura para que eles adquiram um caráter ativo nos projetos de extensão que a Universidade oferece. Os últimos dois dias acontecem na Universidade Federal do Ceará, e a rotina dos quatro dias de sessão abrange os períodos de manhã e tarde.
Texto: Beatriz Santos