Exposição de moda regionaliza hall da biblioteca

Foto: Pedro Vinícius
Foto: Pedro Vinícius

Do dia 11 de setembro a 26 de outubro, o hall da biblioteca da Universidade de Fortaleza recebe a exposição de moda A Hora do Brasil. A mostra é um resultado de 22 looks produzidos na semana do Dragão Fashion Brasil 2012, com 20 profissionais envolvidos no processo, entre eles estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac/CE e estudantes de moda.

A produção das peças de moda ocorreu durante o Reality Project, uma ação de indústria criativa desenvolvida pelo Senac Ceará, na qual os profissionais desenvolviam a exposição ao mesmo tempo que a semana do Dragão Fashion ocorria. Os participantes confeccionaram as roupas e acessórios baseados no seguinte tema: Breve Manifesto pela Redescoberta do Paraíso Brasileiro.

Detalhes. Foto: Pedro Vinícius
Detalhes. Foto: Pedro Vinícius

Esse tema, orientado pelo diretor de criação e estilista Jum Nakao, buscou integrar a tradição artesanal do Nordeste, saindo do contexto habitual e entrando no mundo das passarelas.  Eles unem os materiais mais tradicionais e conhecidos da moda artesanal presente no Ceará e no resto da região nordestina, como renda, palha, couro e até o tricô utilizado para a fabricação de redes.

A exposição conquista olhares de todos que entram na biblioteca do campus, e os espectadores param para observar a perfeita sincronia entre os materiais e a elaboração dos sapatos e dos acessórios que acompanham cada look. “Me parece uma amostragem de fantasia, fora do padrão clássico da nossa renda regional. Muito bem trabalhado”, afirma Maria Coeli, estudante de doutorado em Direito Constitucional, ao entrar no hall e admirar-se com a exposição.

Texto: Beatriz Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s