Aplicativos facilitam mobilidade urbana nas grandes cidades

2
Foto: Reprodução

Softwares como “Waze” , “99Taxis” e “Moovit” estão no topo da lista dos mais baixados pelos usuários do iTunes (loja de aplicativos para usuários da Apple) na categoria Navegação. Normalmente desenvolvidos por jovens que visam simplificar a vida das pessoas, esses programas podem ser adquiridos de graça por aqueles que possuem o sistema operacional iOS, além de terem uma interface bastante dinâmica, o que torna o manuseio mais fácil e rápido.

O “Waze”, por exemplo, dispõe de mapas sinalizados com ícones coloridos que indicam onde há acidentes, blitze, radares e grande congestionamento de veículos. De acordo com as informações na página de download do produto, ele já conta com uma comunidade de 50 milhões de usuários espalhados por todo o Brasil que colaboram entre si com notificações alertando o tipo de acontecimento em determinada área.

3
Foto: Reprodução

Já o “99Taxis”, em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador, tem como proposta permitir que um táxi seja chamado a partir de um simples clique. O GPS do celular rastreia o taxista mais próximo e, ao fazer um pequeno cadastro, o cliente pode acioná-lo, acompanhar seu trajeto pela tela do aparelho e obter informações como placa e modelo do carro. Mais de 11.000 táxis já utilizam esse sistema e os elogios são feitos de ambas as partes: os passageiros se dizem muito satisfeitos com a pontualidade e a eficiência do aplicativo e os taxistas consideram melhor do que qualquer cooperativa, segundo opiniões deixadas na página virtual do programa.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O “Moovit” tem finalidade semelhante ao “99Taxis”, mas foca no transporte público. Já está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Itajaí e, agora, Fortaleza, com linhas de ônibus, trens e metrôs. O usuário pode simular a melhor rota, ver o veículo se aproximando, informar-se sobre os itinerários disponíveis e receber ou enviar relatos explicando razões de atraso e superlotação. Tudo isso em tempo real.

Ainda que sejam um privilégio de apenas parte da população, pois somente quem tem condições de adquirir aparelhos celulares com softwares compatíveis pode ter acesso a esse tipo de informação, os aplicativos estão auxiliando ainda mais as pessoas que, diariamente, enfrentam problemas relacionados à mobilidade urbana. A situação do Brasil nesse quesito ainda é bastante precária e, apesar de bastante debatida, pouco solucionada.

Segundo dados do Greenpeace, apenas sete projetos de mobilidade urbana foram concluídos em todo o país. No Ceará e no Amazonas, esses planos nem chegaram a ser iniciados. Com a falta de compromisso dos governantes, cabe à população se virar da melhor maneira possível, contando sempre com a fundamental participação da tecnologia.

Texto: Fernanda Gurgel

Um comentário em “Aplicativos facilitam mobilidade urbana nas grandes cidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s