“Sendas do Sacrário”, terceiro livro de Hermínia Lima, será lançado nessa sexta, dia 20 de Setembro, às 20h, em evento no espaço Terraço da Cultura, localizado no Ideal Clube.
A autora acredita que a temática lírico-amorosa do livro, com forte dose erótica, não deva impactar o público, apesar do gênero. “É bom deixar claro que o erótico está longe de ser pornográfico. Pode ser que algumas pessoas mais conservadoras tenham algum impacto, mas penso que isso não vá acontecer”, revelou. Sobre o título “Sendas do Sacrário”, Hermínia explica: “ ‘Sendas’ são caminhos, percursos; e ‘Sacrário’, nesse caso, é metafórico: algo precioso, guardado, íntimo. É quase impossível explicar, claramente, o título de livros de poesia”.
A cerca da influência de diferentes leituras e escritores, Hermínia cita Drummond, Vinícius de Moraes, Paulo Mendes Campos e Paulo Leminski, entre outros, e suas vivências, como inspiração e referência. Ela destaca também a influência do poeta cearense Pedro Lira, sobre quem escreveu sua dissertação de mestrado.
Hermínia Lima, além de poetisa, é formada em Letras, leciona na Universidade de Fortaleza, coordena projetos sociais, é doutoranda em Linguística na Universidade Federal do Ceará e administra o Porto Iracema das Artes. O início da trajetória de escritora deu-se com a primeira publicação, seu trabalho de conclusão de curso na graduação, constituída por críticas literárias. Já a segunda obra, “Sangria Azul”, possui o mesmo estilo do lançamento atual.
Serviço
Lançamento do livro “Sendas do Sacrário”, de Hermínia Lima
Local: Terraço da Cultura, no Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381 – Meireles, Fortaleza – CE)
Data: 20/09/2013
Horário: 20h
Texto: Gustavo Nery e Andrezza Mônica