[Foca Nessa] A letra por ela mesma

BA_cover_back_V1

Apostando no caráter acústico da música, os três irmãos Alejandro, Fabian e Daniel Manzano compõem a formação da banda Boyce Avenue. Os irmãos tiveram a oportunidade de dedicar-se a fundo na carreira musical logo após a graduação de Daniel na Harvard Law School. Desse modo, o nome foi escolhido a partir da combinação de duas ruas nas quais moravam os músicos, e a banda Boyce Avenue iniciou seus trabalhos no ano de 2004, tocando em festas e eventos locais.

Em 2007, com o intuito de promover sua música, a banda começou a produzir vídeos para serem postados no YouTube. Foram incluídas nestas postagens músicas de autoria própria e também o grande trunfo para o sucesso de visualizações dos três irmãos: os covers acústicos de artistas mundialmente conhecidos.

Estes covers apostam na ideia de que menos é mais, e buscam uma simplicidade visual, ao mesmo tempo em que se faz presente uma complexidade nos arranjos de cada instrumento para a produção da melodia. Entre os primeiros vídeos postados, estão os covers das músicas LoveStoned, de Justin Timberlake, Umbrella, de Rihanna, e Viva la Vida, da banda Coldplay.

O sucesso alcançado pela banda serviu como pontapé para os seus primeiros grandes shows, produzidos de maneira autônoma. Boyce Avenue já tocou nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Indonésia e em vários países da Europa. A turnê mundial trouxe tanto os covers acústicos, como as faixas do primeiro álbum, o All We Have Left, que pode ser baixado ou adquirido no site oficial da banda. O álbum também foi produzido independentemente, pela própria gravadora dos irmãos, a 3 Peace Records.

Os últimos covers da banda, em parceria com Beatrice Miller (participante do The X Factor), gerou questionamentos e discussões entre os fãs, já que se tratavam de duas músicas muito polemizadas pela mídia, sendo elas We Can’t Stop, da cantora e atriz Miley Cyrus, e Roar, da cantora Katy Perry.

As repercussão das duas músicas originalmente performadas não decorreu a respeito da letra em si, mas sim de toda a polêmica envolvida nos clipes, e também na qualidade vocal e em performances das cantoras em palco, como a de Miley no Video Music Awards de 2013.

Apesar disso, Boyce Avenue alcançou um alto número de visualizações desses dois covers, por fazer do acústico uma maneira simplista de demonstrar a qualidade e a possibilidade de explorar uma canção que já existe, não desprezando o que já foi feito, mas sim realçando e desenvolvendo caráteres ainda não experimentados.

Local Band performs in Orlando, Fla.

Hoje, Boyce Avenue tem mais de quatro milhões de inscritos no canal do YouTube, e conquista fãs de todo o mundo. Faz parceria com vários artistas musicais da web, como Tiffany Alvord, e com alguns que saíram de programas televisivos para descobrir novos talentos vocais, como o Fifth Harmony. A visão da música pop e do rock melódico sobre o ângulo de três irmãos apaixonados por percussão, guitarra, piano e muitos outros instrumentos, permite ao público alcançar uma perspectiva acerca da música fora dos holofotes, das polêmicas e de opiniões formadas a respeito da qualidade musical dos artistas.

Texto: Beatriz Santos

Um comentário em “[Foca Nessa] A letra por ela mesma

  1. Boyce Avenue ❤ Realmente, eles conseguem mostrar sempre que menos é mais. As colaborações com o Fifth Harmony são perfeitas e estão entre os meus covers favoritos (além de todas as versões que eles fizeram das músicas do Ed Sheeran!). Fiquei muito feliz ao ver que eles incluíram o Brasil na turnê desse ano e, claro, tive uma invejinha das pessoas que puderam estar lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s