
Dando continuidade à I Mostra de Trabalhos do Lesplexos (Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos), com o tema Famílias em Contextos, ocorreu ontem, no Teatro Celina Queiroz, uma palestra dupla seguida de debate acerca do temática de assistência social.
As palestrantes Anne Andrade e Mykaella Nunes, ambas mestrandas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, ministraram suas respectivas palestras fundando-se tanto em sua praxe de assistência social quanto na literatura existente sobre o assunto.

Com o tema Discussão sobre a efetividade da assistência social, Anne Andrade fez um passeio rápido pelos marcos normativos e instituições de assistência social, enfatizando a mudança na percepção das políticas públicas inaugurada pela Constituição de 1988.A palestrante destacou ainda a necessidade de se conceber as famílias em sua pluralidade. “Desde 2004, a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) conceitua família como núcleo afetivo, vinculado por laços consangüíneos, de aliança ou afinidade”, afirmou Anne.
Com o tema Dinâmica Familiar no Contexto da Violência Sexual, Mykaella Nunes estabeleu os conceitos de abuso, exploração e violência sexual, destacando a incapacidade de consentimento consciente por parte da criança ou adolescente, em virtude do desequilíbrio de poder observado entre vítima e agressor.

A palestrante definiu ainda as dinâmicas e conseqüências da violência sexual intrafamiliar, que, em razão da chamada síndrome do segredo (proteção do agressor em uma teia de segredo sustentada por uma comunicação fechada), raramente é denunciada pela vítima.
Durante o debate, foram pontuados os avanços e desafios da assistência social, que ainda enfrenta entraves políticos e limites técnicos em relação à estrutura de trabalho e à valorização do profissional.
Texto: Lia Martins