Mostra de psicologia discute sobre assistência social

Foto: Luana Quezado
Foto: Luana Quezado

Dando continuidade à I Mostra de Trabalhos do Lesplexos (Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos), com o tema Famílias em Contextos, ocorreu ontem, no Teatro Celina Queiroz, uma palestra dupla seguida de debate acerca do temática de assistência social.

As palestrantes Anne Andrade e Mykaella Nunes, ambas mestrandas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, ministraram suas respectivas palestras fundando-se tanto em sua praxe de assistência social quanto na literatura existente sobre o assunto.

Foto: Luana Quezado
Foto: Luana Quezado

Com o tema Discussão sobre a efetividade da assistência social, Anne Andrade fez um passeio rápido pelos marcos normativos e instituições de assistência social, enfatizando a mudança na percepção das políticas públicas inaugurada pela Constituição de 1988.A palestrante destacou ainda a necessidade de se conceber as famílias em sua pluralidade. “Desde 2004, a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) conceitua família como núcleo afetivo, vinculado por laços consangüíneos, de aliança ou afinidade”, afirmou Anne.

Com o tema Dinâmica Familiar no Contexto da Violência Sexual, Mykaella Nunes estabeleu os conceitos de abuso, exploração e violência sexual, destacando a incapacidade de consentimento consciente por parte da criança ou adolescente, em virtude do desequilíbrio de poder observado entre vítima e agressor.

Foto: Luana Quezado
Foto: Luana Quezado

A palestrante definiu ainda as dinâmicas e conseqüências da violência sexual intrafamiliar, que, em razão da chamada síndrome do segredo (proteção do agressor em uma teia de segredo sustentada por uma comunicação fechada), raramente é denunciada pela vítima.

Durante o debate, foram pontuados os avanços e desafios da assistência social, que ainda enfrenta entraves políticos e limites técnicos em relação à estrutura de trabalho e à valorização do profissional.

Texto: Lia Martins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s