[Mundo Unifor] Palestra analisa economia e informação no cotidiano

Foto: Juliana Ordéas
Foto: Juliana Ordéas

MUNDO UNIFORO professor universitário Cláudio André realizou a palestra Informação Assimétrica e Eficiência Econômica, nesta terça-feira, 22, como parte dos eventos do Mundo Unifor. Membro do Centro de Comunicação e Gestão da Universidade, ele leciona as disciplinas de Estatística, Microeconomia e Gestão Ambiental.

Cláudio André considera que o tema “é importante por abordar um tópico novo que entrou recentemente nos livros e deu o prêmio Nobel de Economia para três pessoas em 2001: George Akerlof, Joseph Stiglitz e Michael Spence”, explica o professor, que utilizou como exemplo a Crise Econômica de 2008, resultado da recessão de diversos bancos.

Durante a palestra, foram abordados os problemas de Risco Moral, Seleção Adversa e Sinalização (problemáticas que foram abordadas pelos pesquisadores que ganharam o prêmio Nobel de economia em 2001), ocasionados pela falta de informação dos consumidores. Segundo Cláudio, a informação limitada afeta contratos, sendo esses explícitos ou implícitos, e resulta em adversidades para os consumidores. Muitas pessoas, por conhecerem pouco os produtos que compram e a diferenciação em seus preços, realizam ações que afetam a eficiência econômica.

Claúdio André. Foto: Juliana Ordéas
Claúdio André. Foto: Juliana Ordéas

A Sinalização foi o problema mais exemplificado no decorrer da discussão, por estar atrelada à abordagem dos vendedores e estar mais presente no cotidiano. “O sinal não é uma coisa perfeita. O vendedor deve ter estratégias boas para evitar o problema. Se você se basear só em sinais, pode ter uma escolha errada. O julgamento é um dos problemas sérios de sinalização”, afirmou o professor.

Também foram discutidos o Mercado de Seguros, Créditos e produtos de qualidade duvidosa. Para ilustrar os impactos e a frequência da informação assimétrica, o professor exibiu trechos do filme “Wall Street 2 – O Dinheiro Nunca Dorme”.

Para a estudante Rafaella Timbo, do curso de Administração, “foi importante e interessante conhecer o tema. Ajudou a compreender melhor e evitar os erros de sinalização”. Em sintonia com o tema a palestra contou com a participação de intérprete de libras, o que viabilizou a participação de um aluno com deficiência auditiva.

Texto: Andrezza Albuquerque e Gustavo Nery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s