Debatedores ressaltam promoção da cidadania como papel das TVs Universitárias

Foto: Avner Menezes
Luis Otávio Palhari. Foto: Avner Menezes

A última mesa redonda do XIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária e do II Encontro de Televisões Universitárias Ibero-Americanas reuniu quatro debatedores representantes de insituições públicas e privadas, que pontuaram sobre o papel das TVs universitárias para a democratização do conhecimento e disseminação de cultura e cidadania.

A mesa foi constituída pelo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Nelson Breve, pelo presidente da Federação Mundial de Clubes e Associações da UNESCO Luis Otávio Palhari e pelo vice-reitor de extensão da Unifor, professor Randal Pompeu e em vídeo, pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado.

Foto: Pedro Vinícius
Foto: Pedro Vinícius

Sob as perspectivas de cada representação universitária, os palestrantes consentiram sobre o verdadeiro papel de uma TV produzida na universidade: extensão. “A TV universitária tem o objetivo de disseminar e democratizar o conhecimento, mantendo um diálogo com a população”, explanou Randal Martins.

Nelson Breve, no entanto, acentuou o debate por salientar os problemas mercadológicos e substanciais nesse tipo de exibição televisiva. Para ele, contraditoriamente ao que se estabelece na didática, a TV estudantil inclina-se a precariedade, ao orçamento insuficiente para as necessidades, realizando, assim, apenas uma pequena parte do que poderia fazer pela sociedade.

“Nesse contexto, é uma frustração para os alunos produzirem boas produções sem ter a estrutura para expor. A comunicação é um serviço público e, os jornalistas seus funcionários que precisam de estímulos, concursos, capacitações… De ver a TV como uma janela”, rematou Nelson.

Texto: Alana Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s