Montagem do musical “A Noviça Rebelde” é protagonizada por alunos cearenses na Unifor

Foto: Pedro Vinícius
Foto: Pedro Vinícius

O Teatro Celina Queiroz recebeu nesta última quinta feira, 7 de Novembro, a première do musical A Noviça Rebelde encenada por alunos do Colégio Santa Cecília. Esta apresentação fez parte da I Semana de Artes do colégio, que teve o objetivo de trabalhar a arte como ferramenta de educação, integrando, durante esse período, a música, a dança e o teatro.

Com a tradição de trabalhar a arte em prol do conhecimento, o Colégio disciplina seus alunos, educando desde a sensibilidade estética, ao trabalho em grupo. Para o coordenador do Núcleo de Artes, Max Roger, “o colégio tem a preocupação em formar os alunos, fazendo com que ocorra a satisfação e crescimento individual e familiar”.

Inspirada nas versões da Broadway, do cinema e da brasileira, dirigida por Cláudio Botelho em 2008, de A Noviça Rebelde, a professora de teatro e diretora dessa montagem, Andréa Piol, buscou desenvolver nos alunos seus talentos teatrais, musicais e de dança. “Unimos o útil ao agradável. O grupo de teatro já conhecia esse espetáculo clássico, as músicas para o coral tiveram bom caimento e com a escola, que dialoga junto com esse universo de freiras”, afirmou.

Foto: Pedro Vinícius
Foto: Pedro Vinícius

O musical é cantado ao vivo e, segundo o professor de música, Fábio Mudo, houve o desenvolvimento e preparação vocal dos atores, para dar o equilíbrio entre a música, o teatro e a dança. Músicas como “Do-Ré-Mi” e “Coisas Que Eu Amo”, dão à apresentação emoção e sensibilidade, envolvendo o público à história de uma noviça com talentos musicais que, com alegria e amor, une novamente uma família composta por sete filhos, órfãos de mãe, e disciplinados à educação rigorosa e militar do pai.

Beatriz Porto. Foto: Pedro Vinícius
Beatriz Porto. Foto: Pedro Vinícius

O clássico é baseado na história verdadeira da família de coristas Von Trapp, que, durante a ocupação da Áustria pelo regime nazista, fugiu pelos Alpes para a Itália, e em seguida, para os Estados Unidos. Todo o contexto histórico foi mantido pela produção realizada, em que os atores mantiveram algumas expressões austríacas e alemãs. O Teatro para Beatriz Porto, protagonista do musical, faz com que os atores, assim como ela, tornem-se mais sensíveis. “Nos deixa mais humanos. Nós sentimos várias emoções, contracenamos com diversas pessoas”.

Emilia Schram e Gabriel Pinheiro. Foto: Pedro Vinícius
Emilia Schram e Gabriel Pinheiro. Foto: Pedro Vinícius

Já para Gabriel Pinheiro, que interpreta o tio da família Von Trapp, “a arte, como o esporte ou outra atividade, serve para nos completar. Ninguém vive só de estudo, ninguém vive só de profissão; todos têm que buscar alcançar seu maior potencial, então tento explorar este meu potencial nas coisas que eu faço”, sintetizou.

Marília Florêncio e Nilo Teixeira. Foto: Pedro Vinícius
Marília Florêncio e Nilo Teixeira. Foto: Pedro Vinícius

“O núcleo de artes serve para me dar mais autonomia nas minhas escolhas e em minha vida, tanto no colégio quanto na vida pessoal. Quando nós entramos em cena, tanto nos ensaios quanto nas peças, a gente têm que ter essa autonomia pra realizar o nosso personagem, e saber conduzir a peça, para que, mesmo com contratempos, consigamos driblá-los, tendo independência”, afirma Marília Carolina, que atua como a filha mais velha, Liesl Von Trapp.

O espetáculo tem suas últimas apresentações realizadas hoje, 08 de Novembro, em duas sessões: 18h30min e 20h.

Serviço

A Noviça Rebelde, com o Grupo Teatral do Colégio Santa Cecília

Local: Teatro Celina Queiroz
Horário: 18h30min / 20h
Data: 08 de Novembro
Preço: R$40 (R$20 meia entrada)

Texto: Fernanda Façanha
Colaboração: Gustavo Nery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s