Projeto gráfico de jornal laboratorial é recriado por aluna de jornalismo

Modelo antigo do sobpressão à esquerda e o novo projeto à direita. Foto: Priscila Baima
Modelo antigo do sobpressão à esquerda e o novo projeto à direita. Foto: Priscila Baima

O Sobpressão é um jornal laboratorial do curso de Jornalismo da Unifor, que consiste em duas edições por semestre, as quais apresentam matérias compostas pelos alunos da cadeira de Projeto Experimental em Jornalismo Impresso, ofertada no sexto semestre da grade curricular. A cadeira, ministrada pelos professores Janayde Gonçalves e Eduardo Freire, leva aos alunos uma perspectiva de funcionamento de reportagem, fazendo com que estes defendam suas pautas, elaborem e diagramem matérias, e busquem as fotografias que vão ilustrar o jornal. Os alunos devem produzir também textos de caráter opinativo, sendo dois deles escolhidos para cada edição

O jornal não é temático, então a proposta é de que cada aluno possa defender a pauta que pode tornar-se uma notícia. Além do material produzido na cadeira, o Sobpressão possui outros cadernos que fazem parte dele, como o Balaio e o Classificado Dá Notícia.

Em maio de 2004, o Sobpressão recebia sua primeira edição com um projeto gráfico idealizado por Aldeci Tomaz e pelo professor Eduardo Freire. Com o intuito de repensar um projeto para o produto, no segundo semestre de 2013, o jornal recebeu uma nova proposta de projeto gráfico, elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso da aluna de Jornalismo da Unifor, Camille Vianna.

O professor Eduardo Freire acredita que uma discussão entre professores, alunos e estagiários do Laboratório de Jornalismo (Labjor) pode decidir se o jornal vai aderir ao novo projeto. “Eu vi que precisávamos fazer uma modernização, e sugeri que seria melhor ainda se o projeto fosse elaborado por um aluno, assim como todo o resto do jornal é feito”, declara.

Camille Vianna. Foto: Arquivo pessoal
Camille Vianna. Foto: Arquivo pessoal

A idealizadora do projeto, Camille, não tinha como objetivo inicial mudar a estrutura Sobpressão, mas ao decorrer do trabalho, essa discussão para um um novo projeto do jornal foi se tornando possível. “O projeto foi inspirado no jornal I, de Portugal. É um jornal mais contemporâneo, premiado internacionalmente na área de design gráfico. A proposta visou a facilitar a diagramação e a organização de ideias para o aluno de jornalismo, tornando-o mais compacto e de fácil leitura”, revela a estudante.

Thaís Praciano, atual bolsista de Impresso do laboratório, ressalta a importância que é ter um jornal renovado para estimular os alunos, uma vez que um jornal laboratorial é de extrema importância na formação de futuros jornalistas. “Esse projeto pode dar uma alavancada nos espíritos dos alunos, dará uma repaginada no dinamismo do Sobpressão”, conclui.

Texto: Beatriz Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s