Unifor oferece 15 cursos de graduação executiva este ano

Foto: Avner Menezes
Foto: Avner Menezes

A Universidade de Fortaleza está agora com 15 cursos de Graduação Executiva (tecnológica) distribuídos no Centros de Ciências da Comunicação e Gestão, Tecnológicas e Saúde.  Os cursos duram em média de dois a três anos e cada um oferta 50 vagas. No Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, os cursos oferecidos serão de Eventos, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Hotelaria, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de Turismo, Design de Moda e Design Gráfico; no Centro de Ciências Tecnológicas,os cursos são Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Construção de Edifícios, Design de Produto, Petróleo e Gás e Energias renováveis; já no Centro de Ciências da Saúde é representado pelo curso de Alimentos.

O objetivo da criação desses cursos é fazer com  que Fortaleza consiga suprir a demanda de profissionais nessas áreas, visto que a cidade será sede de jogos da Copa do Mundo em 2014 e de outros eventos importantes. “Exemplo disso são os cursos de Gestão de Turismo e de Eventos, que surgem na Universidade no momento em que a cidade se prepara para receber grandes eventos. Para isso, precisamos oferecer ao mercado profissionais capacitados em um curto espaço de tempo”,declara a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão, Clara Bugarim.

Os cursos de graduação executiva são caracterizados por terem curta duração (em média de dois a três anos). O método de certificação intermediária possibilita que o aluno que cursar uma graduação tecnológica na Unifor receba certificação de referente ao término de cada módulo, referente a dois semestres, o que acelera a possibilidade do universitário ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

Veja agora alguns recursos que a Unifor oferece para viablizar a ingressão e estadia dos alunos universidade, além de projetos internos que facilitam o aprendizado e a interação aluno/professor:

Pré-seleção das disciplinas

A Unifor oferece um serviço que permite aos alunos o planejamento do semestre a ser cursado, possibilitando a escolha das disciplinas, no horário mais conveniente ao estudante. Esse serviço chama-se sondagem e pode ser feita no portal do aluno, no site da Unifor. A sondagem é uma simulação que será efetivada na matrícula e é utilizada como ferramenta de organização, tanto por parte dos alunos, como da universidade.

Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil criado pelo MEC, que permite financiar o curso de graduação dos alunos da educação superior, matriculados em universidades pagas. As inscrições devem ser feitas no Portal SisFies. Após a conclusão da inscrição, os documentos pedidos devem ser levados para a Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), em até 10 dias após ela ser efetuada. Com a validação dos documentos, o aluno deve levá-los a instituição bancária escolhida, para formalizar o contrato do Fies.

Grupos de Estudo Dirigido

Por meio de projetos pedagógicos que visam a interação entre alunos e professores e entre os centros de Ciências Jurídicas, de Comunicação e Gestão e de Saúde, além de incentivar o engajamento na vida acadêmica, a Unifor oferece aos alunos os Grupos de Estudo Dirigido (GED). São realizados encontros semanais, onde os alunos monitores, juntamente com os professores orientadores, reforçam os conteúdos vistos em sala. Ao final, tendo 75% de presença nos encontros, os estudantes recebem certificado comprovando a sua participação e ainda pode ser aproveitado como créditos para a disciplina de Atividades Complementares.

Texto: Andrezza Albuquerque

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s