Cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo

Foto: Lia Martins
Foto: Lia Martins

Com o objetivo de discutir a importância da direção de arte no cinema, ocorreu ontem (30), das 15h às 18h, o quarto e último workshop do mês de janeiro da série Imagem em Pensamento, promovida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

Com o tema A Estética da Dramaturgia: A Direção de Arte na Construção da Narrativa, o workshop foi conduzido por Emilena Cardoso, atriz, cenógrafa, diretora de arte e figurinista.

Destacando a importância da mise en scène¹ para expressar aspectos da narrativa tais como características psicossociais dos personagens e progressão do tempo, Emilena deu ênfase especial ao uso das cores.

De acordo com ela, a composição pictórica do filme é um elemento que contém grande potencial de eternizar a obra na memória do espectador, mas é em geral ainda relegado a segundo plano pelos realizadores brasileiros. “Cada cor é um signo”, afirma a cenógrafa, apontando a necessidade de que cada elemento pictórico seja usado levando em consideração o arcabouço de valores e emoções associados a ele na cultura em que a obra se insere.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“O diretor de arte é um pintor, um artista plástico com objetos reais”, elabora Emilena, para em seguida destacar o cineasta espanhol Pedro Almodóvar como um realizador que se destaca pelo uso que faz da cor em sua obra: cores calientes, bastante vermelho, evocando paixão e emoções fortes, que são de fato características marcantes de seus filmes.

A concepção do diretor de arte como um artista que eterniza sua obra pela cor se confirma em um trecho, citado pela cenógrafa, da canção de MPB Esquadros, de Adriana Calcanhotto, que menciona “cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores”.

O workshop contou ainda com a exibição na íntegra do curta Recife Frio (2009), de Kleber Mendonça Filho (diretor de O Som ao Redor), bem como de trechos e cenas de outras obras audiovisuais para exemplificar o conteúdo explanado.

Os eventos da série Imagem em Pensamento têm lugar na sede do CCBNB, localizada na Rua Conde D’Eu 560, no Centro. Acompanhe a programação futura da instituição através da página Imagem em Pensamento no Facebook. Os workshops são gratuitos e abertos ao público, e as inscrições são realizadas por e-mail.

_____________________________

¹ mise en scène: organização dos aspectos materiais ou físicos da representação

Texto:  Lia Martins 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s