Palestra apresenta importância da fotografia e da ‘beauty’ de moda

12238261235_a5e494516e
Mário Lopes e Macíria Rodrigues. Foto: Thiago Gadelha

A Universidade de Fortaleza recebeu, na último quinta-feira, 30, no auditório da biblioteca, o fotógrafo Mário Lopes e a hair e make up artist Macíria Rodrigues, que ministraram uma palestra para o curso de design de moda sobre Fotografia e Beauty de Moda. Na palestra, os profissionais contaram não apenas suas experiências de carreira, mas também deram verdadeiros conselhos para quem pretende trabalhar no ramo.

Com uma bagagem considerável de vivências e muitas histórias para partilhar, o publicitário e fotógrafo especializado em moda Mário Lopes confessou que, no momento em que um de seus clientes chegou com uma proposta para eles produzirem uma sequência fotográfica que incluísse o mundo da moda como algo belo, ele não teve como dizer não e se viu fascinado por algo que antes estava adormecido em sua mente. “Se você quiser ser fotógrafo de moda, você vai precisar respirar moda”, comentou o fotógrafo.

Marcíria Rodrigues. Foto: Thiago Gadelha
Macíria Rodrigues. Foto: Thiago Gadelha

Já a maquiadora e cabeleireira Macíria Rodrigues confessou que sempre se interessou pelo ramo. “Comecei em um pequeno salão no Rio de Janeiro como cabeleireira. Tive a ajuda de um grande amigo que na época era o cabeleireiro das celebridades. O salão era pequeno, mas muitas artistas famosas só cortavam o cabelo lá. De lá fui para os Estados Unidos, onde me aproximei da maquiagem. Fiz vários trabalhos com vários fotógrafos. Estive em vários tipos de equipe: muitas boas, muitas ruins”, brincou Macíria. “É importante entender que se não houver respeito e profissionalismo, não haverá um bom resultado”, exaltou.

Mário Lopes. Foto: Thiago Gadelha
Mário Lopes. Foto: Thiago Gadelha

Com uma apresentação de slides contendo os tipos de fotografia de moda – de campanhas publicitárias até catálogos e lookbooks – Macíria e Mário deram várias dicas do que se pode e do que não se pode fazer quando se trabalha com moda. “Eles sempre vão escolher pessoas normais”, afirmou Macíria sobre os diretores de arte das campanhas publicitárias. “Com modelos de hoje em dia não se consegue fazer publicidade”, concluiu a maquiadora, enquanto várias fotos de campanhas passavam no slide show. “É importante sempre respeitar o brief. Se você não respeitá-lo, o diretor vai reclamar e comentar com outro diretor, que comenta com outro, que fala com outro… E assim, sua carreira acaba muito antes de ter começado”, alertou Mário. “O brief só pode ser modificado antes da campanha ser lançada. Isso se você tiver certa ‘amizade’ com o diretor”.

Sobre as passarelas, os dois concordaram que é necessário ter uma boa equipe para ter um bom resultado. “É um local de respeito. Cada estilista tem a sua visão. É preciso o uso da concentração, principalmente na hora de trocar uma maquiagem ou um cabelo”, contou Macíria. “Podem ter quinhentos fotógrafos, mas existe um lugar que é exclusividade do fotógrafo oficial do desfile”, comentou Mário a respeito da relação entre os fotógrafos.

Mário e Macíria findaram a palestra com o pensamento de que quando se tem uma boa equipe, o resultado sai incomparavelmente melhor. “Tudo é uma questão de escolha e contatos. Então, inspirem-se nos melhores. Deem o melhor de si para um dia, então, ocuparem o melhor lugar. É sempre uma questão de escolha”, concluiu Macíria.

Texto: Maria Navarro 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s