Em cartaz desde o dia 2 de fevereiro de 2014, o espetáculo BR-Trans segue com apresentação, no Teatro SESC Emiliano Queiroz, às 20 horas, todos os fins de semana até o dia 23 deste mês. O monólogo, do coletivo artístico As Travestidas, é estrelado por Silvero Pereira e traz como proposta a reflexão sobre o preconceito e a violência sofridos por travestis e transsexuais.
Segundo crítica publicada no Teatro Jornal, assinada pelo jornalista Valmir Santos, “travestir é verbo teatral por excelência. O ator, diretor e dramaturgo Silvero Pereira faz o prólogo com vestido vermelho e salto alto”.
Valmir diz ainda que o monólogo “expõe o ser e o artista na pele, sem resignação. Não abdica do humor e da ternura ao refutar firmemente o preconceito e a violência com recursos performativos bem acionados. O principal deles é o canto. Pereira emite timbre de qualidade ao sabor da melodia e dos músculos, da delicadeza e da veemência”.
Sob pesquisa realizada no Nordeste e no Sul do Brasil, o projeto Br Trans pretende fazer uma conexão dessas regiões. No site oficial, é possível encontrar tópicos destinados a fotografias e textos relacionados ao universo trans. “Carne do Sol” e “Vento Aracati” tratam dos registros feitos em terras nordestinas, enquanto “Carne do Sul” e “Vento Minuano” registram fotos e textos das travestis sulistas. A peça estava em cartaz no Theatro José de Alencar em janeiro de 2014 e mês que vem estará em Porto Alegre e Curitiba.
Serviço
Peça: BR-TRANS
Data: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de fevereiro
Horário: 20h
Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz (R. Clarindo de Queiroz, 1740 – Centro, Fortaleza)
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Site: http://www.projetobrtrans.com
Texto: Lorrana Feitosa