[Claquete] As controvérsias da eugenia

1 (2)

A narrativa de “Gattaca – Experiência Genética” aborda as consequências de um futuro em que a ciência é interligada com a eugenia e com o desenvolvimento tecnológico para a sociedade. Indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte e ao Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora (1997), além de eleito o filme de ficção científica mais plausível pela NASA, a produção de Andrew Niccol estrela Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law em um elenco brilhante.

O termo eugenia significa “bem-nascido” e é definido como o “estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente”, de acordo com o antropólogo Francis Galton, influenciado pela obra A Origem das Espécies, de seu primo Charles Darwin. Apesar do ritmo muitas vezes lento do filme, ele é competente no modo em que revela as diferenças das classes sociais. Os detalhes utilizados no roteiro são cuidadosamente moldados ao estudo científico e continua atual nos dias de hoje, visto que já é possível livrar embriões de doenças hereditárias e escolher o sexo.

4

Essa sociedade de Gattaca forma o acrônimo de bases nitrogenadas que fazem parte do DNA: Guanina, Adenina, Timina, Timina, Adenina, Citosina e Adenina. Em um amanhã em que os fetos gerados no laboratório, ou válidos, são geneticamente modificados a terem suas características aprimoradas e suas fraquezas eliminadas, as crianças concebidas naturalmente por amor, como o protagonista Vincent Freeman (Ethan Hawke), são obviamente fracos.

Diferente do seu irmão mais novo, que já nasceu com o código genético válido, Vincent tem predisposições a enfermidades que não lhe permitem alcançar o sonho de astronauta. Trabalhando como faxineiro, ele almeja poder ocupar um cargo importante até que tem a chance de conhecer Jerome Eugene (Jude Law), um válido que não têm mais os movimentos das pernas, e propõe que Vincent adote a identidade falsa dele para beneficiar a ambos.O ápice da história se revela quando um assassinato ocorre dentro da corporação e o segredo de Vincent pode ser descoberto com as investigações do caso e de sua colega de trabalho, Irene Cassini (Uma Thurman).

3

É bastante questionado até que ponto a ciência pode interferir no julgamento de valores humanos e como certas mudanças podem afetar o nosso cotidiano. O determinismo genético apresentado sobre pessoas perfeitas e imperfeitas é presente em um mundo intolerante, cujas semelhanças podem ser vistas em outros momentos da História da humanidade, como o Holocausto e a estimada raça ariana.

Texto: Ravelle Gadelha

Ficha técnica

Título Original: Gattaca
Ano:1997
Direção: Andrew Niccol
Roteiro: Andrew Niccol
Gênero: Ficção Científica
Duração: 106 min.
Origem: EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s