[Claquete] A atuação dos grupos de resistência à Ditadura

O-Que-É-Isso-Companheiro

Para relembrar os 50 anos da Ditadura, que data no dia 31 de março, o Blog do Labjor propôs uma claquete extra para trazer uma reflexão maior sobre esse período através do filme brasileiro O Que É Isso, Companheiro?.  O longa, que data de 1997, dirigido por Bruno Barreto e com roteiro de Leopoldo Serran, foi inspirado no livro homônimo do jornalista e político Fernando Gabeira, escrito em 1979.

o-que-e-isso-companheiro-originalObra bastante polêmica, o romance autobiográfico relata o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick no final dos anos 1960 no Rio de Janeiro, por integrantes do grupo de resistência armada à ditadura MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro) – evento no qual Gabeira exerceu um papel essencial.

Contando a história em tons realistas e detalhados, O Que É Isso, Companheiro? estabelece, apesar dos laivos ficcionais, um bom registro da logística interna e da estratégia utilizada pelos movimentos revolucionários de luta contra a ditadura.

o-que-e-isso-companheiroProduzido por Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, o longa é estrelado por Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Matheus Nachtergaele, Luiz Fernando Guimarães e conta com participação especial de Fernanda Montenegro e do ator norte-americano Alan Arkin, no papel do embaixador. Lançado nos Estados Unidos com o título Four Days in September, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1998.

Texto: Lia Martins

Ficha Técnica

Título Original: O Que É Isso, Companheiro?
Ano: 1997
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Leopoldo Serran, inspirado no livro homônimo de Fernando Gabeira
Gênero: ação; drama histórico
Duração: 110 min.
Origem: Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s