Debate Papo expõe o que é necessário para uma boa campanha eleitoral

Apolônio Aguiar, Cláudio Senna, Renato Ribeiro, Ricardo Alcântara e  Carlos Bittencourt. Foto: Thiago Gadelha
Apolônio Aguiar, Cláudio Senna, Renato Ribeiro, Ricardo Alcântara e
Carlos Bittencourt. Foto: Thiago Gadelha

Aconteceu na manhã dessa quinta feira, 3, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza a sexta edição do Debate Papo. O professor Carlos Bittencourt abriu o evento com uma notícia: “teremos uma novidade no segundo semestre desse ano, abriremos turmas para os cursos de Publicidade/Propaganda e Jornalismo no período noturno, queremos que a partir do 5º semestre nossos alunos já estejam no mercado de trabalho”.

O debate começou com o publicitário Ricardo César Alcântara Weyne pontuando os cinco atributos para o candidato conquistar a vitória nas eleições majoritárias. São eles, a verdade, o mensageiro, a mensagem, a estratégia e a estrutura de campanha.“O candidato deve ter além do carisma, uma qualificação, que pode ser a capacidade intelectual ou experimental, e a legitimidade de ter coerência e precedência”, disse Weyne.

Foto: Thiago Gadelha
Foto: Thiago Gadelha

Ao longo do bate papo, várias dúvidas foram dirigidas aos palestrantes. Muitos alunos queriam saber sobre as dificuldades de articular uma campanha eleitoral e os principais erros cometidos pelos candidatos. Segundo o diretor de comunicação da AD2M, Apolônio Aguiar, é muito complicado articular uma campanha. “Trabalhamos com vários setores, muitos funcionários são envolvidos. No meu caso, sou responsável apenas pela coordenação das mídias sócias, são mais de 140 profissionais, isso requer muita dedicação e profissionalismo”, ressaltou Apolônio.

Também esteve presente no evento Renato Ribeiro, publicitário, que participou de 11 campanhas majoritárias, inclusive da ex prefeita de Fortaleza Luizianne Lins. Segundo ele, os recursos midiáticos mudam a cada eleição. “Lembro que em 2010 usávamos mais o Orkut e os Blogs, naquela época poucas pessoas usavam o Facebook. Precisei assistir a um tutorial para saber curtir e compartilhar algo no ‘face’ “, recordou Renato.

Foto: Thiago Gadelha
Foto: Avner Menezes

Ao fim do debate, foi destacado a importância do financiamento de empresas privadas para as campanhas eleitorais e os discursos dos candidatos. Weyne enfatizou que, atualmente, esses discursos estão cada vez mais homogêneos, todos tem a mesma fala, é preciso disciplinar as plataformas de divulgação nas campanhas para que as mensagens sejam distintas.

O estudante de Publicidade e Propaganda Luiz Henrique Feijó disse que a palestra foi bastante esclarecedora. “Achei interessante o tema abordado pelo Debate Papo, afinal esse ano tem eleições, foi bastante esclarecedor. Eu não sabia da importância dos debates realizados pelas emissoras de TV, algo dito de forma não tão clara pode levar o candidato a reprovação nas pesquisas eleitorais”, sintetizou o estudante.

Texto: Victor Lima 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s