“Qual o seu mais profundo desejo?”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante o mês de abril, o Teatro Celina Queiroz recebe o grupo Teatro Lua com a peça As Bondosas. Será o primeiro espetáculo após a reforma do teatro. Sob direção, texto e atuação de Ueliton Rocon, a peça aborda a existência a partir do olhar das três carpideiras: Astúcia, Angústia e Prudência, figuras típicas, e até certo ponto míticas, encontradas ainda hoje em boa parte do sertão nordestino.

Carpideiras são mulheres que acompanham funerais, chorando pelos mortos que nem ao menos conhecem. No espetáculo, as três carpideiras estão cansadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias. O diretor Ueliton Rocon optou por abordar a tragédia com humor. “A peça pretende provocar uma reflexão sobre as nossas máscaras sociais, sobre a hipocrisia nossa de cada dia. Qual o seu mais profundo desejo? Essa catarse pode ser feita através do pranto ou do riso. Nós escolhemos o riso”.

A peça se originou de uma pesquisa feita com rezadeiras nordestinas. Para o grupo teatral, mesmo que a figura das carpideiras esteja aos poucos desaparecendo da nossa sociedade, permanecerá, ainda, durante muito tempo, fixada em nosso imaginário, como uma herança da idade média absorvida pela cultura brasileira, em particular a nordestina.

O grupo, que foi formado a partir de uma Oficina de Interpretação Teatral na década de 80 com dois atores do Theatre du Soleil, já se apresentou com vários espetáculos, como Loucos e Outros Seres, O Marinheiro, Rosa Escarlate, Não Confirmo Nem Duvido, Dominus Tecum, O Hóspede, e As Anjas.

Texto: Cidney Sousa

Serviço:
As Bondosas
Dias: 12, 13, 26 e 27 de abril de 2014
Sessões: sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Vendas: Bilheteria do Teatro Celina Queiroz e Loja do Campus (Centro de Convivência – 1º andar)
Informações: 3477 3033 ou 3477 3175

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s