Panorama fotográfico de Achutti é exposto em Fortaleza

Invasão das mulheres à Casa do Estudante da UFRGS [1980]– Foto: Luiz Achutti
Invasão das mulheres à Casa do Estudante da UFRGS [1980]– Foto: Luiz Achutti

As mais de três décadas de carreira do fotógrafo e professor porto-alegrense Luiz Eduardo Robinson Achutti serão retratadas em Fortaleza a partir do próximo sábado (12 de abril), no Sobrado Dr José Lourenço. Percurso do Artista – Achutti 35 anos de fotografia, apresenta um panorama da farta produção do pesquisador: flagrantes cotidianos e registros fotográficos feitos em viagens a países como Nicarágua, Cuba, França e Alemanha. A curadoria da exposição foi do também fotógrafo e historiador Boris Kossoy. A exposição faz parte do projeto Itinerância – 80 anos da UFRGS

 Composta de 73 imagens, sendo 62 imagens no formato 80x80cm, nove no formato 150x110cm e duas sequências de fotos no tamanho 131x31cm. Impressas em jato de tinta sob papel enhanced matte, as imagens foram captadas através de tecnologia analógica e digital, PB e coloridas.

Inaugurada em abril de 2011, a primeira edição da exposição teve sua data de encerramento adiada duas vezes, pois a forma de trabalhar didaticamente os elementos da cultura sob a forma do olhar alcançou sucesso de público, entre eles estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior. Em Fortaleza, as 73 fotografias de Achutti devem permanecer expostas por mais de um mês – até o dia 18 de maio. Na abertura da exposição, dia 12 de abril, haverá o “Café com o Zé” – atividade fixa mantida pelo Sobrado em que autores e público participam de um bate-papo aberto, com início às 10 horas.

Exposição paralela e os 10 anos do IFOTO

Além da exposição Percurso do artista – Achutti 35 anos de fotografia, o Sobrado Dr. José Lourenço abrigará Caminhos CE, uma mostra de dez fotógrafos cearenses, Gentil Barreira, Silas de Paula, Sérgio Carvalho, Celso Oliveira, Sheila Oliveira, Henrique Torres, Galba Sandras, Fernando Jorge, Iana Soares e Chico Gomes. A ideia é criar um canal de diálogo entre o autor convidado e a produção local.

A vinda de Achutti e a mostra paralela dão sequência à programação comemorativa dos 10 anos de existência do Instituto da Fotografia (IFOTO). A instituição, sem fins lucrativos, vem fomentando no Ceará discussões sobre fotografia, organizando exposições e debates, projetando a produção fotográfica no estado e mantendo diálogo com o que se produz em âmbito nacional.

 

SERVIÇO

Local: Sobrado Dr. José Lourenço – rua Major Facundo,154, Centro – (85) 3101.8826 / 3101-8827

Horários de visitação: terça-feira a sexta, das 9h às 18h | sábado, das 09h às 17h

Abertura: 12 de abril de 2014, às 10h | Com a presença dos autores

Encerramento: 24 de maio de 2014

Realização: Instituto da Fotografia (IFOTO), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Sobrado Dr. José Lourenço.

Entrada gratuita.

 

Texto: Mike Lucas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s